Experiência de Ensino Integral de Campina Grande é apresentada para 140 municípios da Paraíba em evento na UFCG

As atividades de uma das 18 escolas integrais de Campina Grande foram destacadas durante o lançamento do Curso de Formação Continuada de secretários e equipes técnicas das Secretarias de Educação, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O evento aconteceu nesta segunda-feira, 22 de abril, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e contou com a presença de dirigentes de 140 municípios que aderiram ao Programa de Ensino em Tempo Integral.

No encontro, as gestoras da Escola Municipal Félix Araújo, no bairro do Catolé, apresentaram ao público como ocorrem as atividades da unidade, após a implantação do ensino integral.
Silvana Mércia e Carina Carvalho destacaram os desafios e conquistas, ressaltando a importância do apoio financeiro da Secretaria de Educação (Seduc), quando ainda não existia efetivamente o Programa Escola em Tempo Integral, proposto pelo MEC.

Uma das atividades apresentadas foi o Projeto Capoeira nas Escolas, coordenado pelo mestre Pequeno. Na ocasião, os estudantes realizaram uma apresentação cultural, ressaltando a importância do projeto em termos de mudança de comportamento por meio do esporte, especialmente por ser inclusivo e democrático.

No evento, o secretário de Educação de Campina Grande, Asfora Neto, destacou a ampliação do Ensino em Tempo Integral na Rede de Ensino.

“Campina vem dando passos importantes nesse sentido, em 2021 apenas uma escola, no bairro do Pedregal, era integral. A escola foi ampliada, ganhou 5 novas salas e climatização. Mas saímos de uma e chegaremos a 22 escolas com ensino integral, em 2024. As nossas escolas passaram a funcionar também em janeiro, oferecendo segurança alimentar, atividades lúdicas, como aulas de xadrez, música e capoeira, para estudantes que tiveram rendimento baixo no ano anterior”, ressaltou o secretário.

Também participaram do evento a diretora de apoio às escolas e coordenadora do Programa, Ana Lucia Fernandes, e a gerente de Projetos, Fabíola Gaudêncio.

Ensino Integral em Campina Grande

Em 2022 havia apenas uma Unidade Educacional em Tempo Integral, a Escola Municipal Estudante Leonardo Vitorino. Em 2023 foram contempladas mais dez unidades, beneficiando 700 estudantes. Neste ano, a Rede contabiliza 18 Unidades contempladas com o Programa, beneficiando 1.584 estudantes. E a partir do segundo semestre letivo, mais 4 Unidades Educacionais passarão a contar com o ensino integral.

No Ensino Integral, os estudantes participam de diversas atividades, contemplando Projetos e Programas que a Rede já desenvolvia, bem como introduzindo novos componentes, tais como:

Experiências Matemáticas (Programa Dei Valor – Educação Financeira)

Arte (Projeto Coral Uirapuru, Teatro e Fanfarra)

Práticas de Linguagem

Modalidades Esportivas (Capoeira, Handebol, Projeto Jogada de Mestre – Xadrez, Dança)

Educação Ambiental (Programa Plantar)

Direitos Humanos

Projeto de Vida

Língua Estrangeira

Cultura Digital (Pensamento computacional com o uso dos Chromebooks e Robótica)

Adesão ao Programa

Campina Grande aderiu ao Programa pelo Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), em julho de 2023. Para a adesão foi enviada a Resolução aprovada pelo Conselho Municipal de Educação (CME). A Prefeitura está em fase de conclusão para instituir a Política de Educação em Tempo Integral, atendendo a todos os requisitos estabelecidos na pactuação.