Geovaldo de Carvalho
POLÍTICA E BASTIDORES
Um golpe para os prefeitos que não abrem mão a gastar no período eleitoral O Tribunal de Contas da Paraíba determinou o bloqueio das contas bancárias dos municipios de Bayeux, Cuitegi e Massaranduba, nesta sexta-feira.
Os bloqueios decorrem da não remessa, por esses órgãos, dos Balancetes Mensais de junho/2024 ao exame do Tribunal. Em cada caso, isso implica “a total impossibilidade de movimentação de conta, por meio de cheque ou qualquer documento hábil, permitida, porém, a realização de depósitos ou transferências para aplicação financeira que preserve o poder aquisitivo dos recursos”, informa ofício da Presidência do TCE aos gestores assim punidos.
Esses municípios somente poderão movimentar o dinheiro que tem quando do encaminhamento do balancete faltoso e, mesmo assim, após autorização do Tribunal. O bloqueio de contas é uma prerrogativa do TCE.
Muita Calma
Como em todo período eleitoral, principalmente em eleições municipais, os ânimos ficaram alterados e alguns chegam a partir para via de fatos, quando contrariados na defesa de seus respetivos candidatos.
Calma, é so mais uma eleição e não se obtem um resultado no grito ou na violência. Como diria aquele locutor, “muita calma nessa hora” e violência não faz vontade virar realidade.
Voto e Polícia
Todo ano a mesma novela. A Justiça Eleitoral pedindo tropas federais, durante as eleições, para determinados bairros.
O que anda precisando mesmo ninguém toma a iniciativa. Que era pedir intervenção policial em áreas dominadas pelo tráfico, onde os eleitores são obrigados a votar em candidatos previamente acertados com os chefões.
Esperança de João
O governador João Azevedo está apostando todas as fichas nas candidaturas de oposição, em Campina Grade no próximo pleito.
Como não vingou a trama de cooptar Romero Rodrigues, João ainda tem esperança de que, reunidas no segundo turno, as oposições vençam as eleições.
Se houver segundo turno…
Omissão
Quem procurar um órgão federal para resolver alguma pendência, tipo INSS, vai se deparar com os funcionários em greve.
Assim com o Instituto de Previdência, outros órgãos estão em estado de paralisação no País, mas a grande Imprensa não divulga, ignorando o sofrimento da população.
É um cheiro de Venezuela que não acaba mais…
Mulher na política
Em época de eleição municipal, em pleno empoderamento feminino, um registro histórico. A primeira mulher a ser eleita prefeita no Brasil e na América Latina foi Luiza Alzira Soriano, em 1928, na cidade de Lajes, no Rio Grande do Norte. Luiza, na época com 32 anos, fez uma grande administração durante o seu mandato.
Antes, mulher não podia votar e nem ser votada, o que so veio com o artigo 2º do primeiro Código Eleitoral.
Palpite no Vice
A dois dias da Convenção, a grande expectativa em Campina Grande é saber quem será o vice na chapa de Bruno Cunha Lima, candidato à reeleição nas próximas eleições.
Acho que quem apostar na letra T tem grandes chances de acertar. É so um simples palpite.
Olho nas pesquisas
A partir de agora, a briga nos municípios serão em torno de pesquisas, muitas delas devidamente encomendadas com viés recomendados, dando tendencia de vitórias.
A Justiça eleitoral já começou a agir, proibido a divulgação, como ocorre agora com o município de Mamanguape.
Por essa época tem pesquisa é pe$qui$a….
ALCG Reunida
A Academia de Letras de Campina Grande se reúne, na manhã deste sábado, para uma confraternização no Sitio São João, a partir das 9.30h.
Será uma oportunidade de estreitar os laços entre os acadêmicos, visto que alguns deles moram em outras cidades, será uma boa oportunidade de interação.