Geovaldo de Carvalho
POLÍTICA E BASTIDORES
Enquanto em Campina Grande há segmentos empenhados em fazer o procurador Bertrand Asfora o próximo desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, em forma de homenagem pelos serviços prestados, a máquina do Governo do Estado, em uma boa parte, está em campo pelo nome do atual Procurador-Geral, Fábio Andrade.
Fábio Andrade, que deve estar deixando o cargo para se empenhar na campanha, percorrendo todo o estado pedindo voto, tem feito reuniões com parte do esquema estatal, visando a fortalecer seu nome. Há a certeza de que se ele sair na lista tríplice será indicado pelo governador João Azevedo.
Na Procurador-Geral o nome que irá sucedê-lo ainda não está definido, mas há quem dê como certa a ascensão do advogado Fábio Brito ao cargo.
Enquanto isso, advogados de Campina Grande firmam esperança em Bertrand Asfora. Entendem que sua indicação para desembargador seria uma espécie de homenagem do governador João Azevedo a Campina Grande. Bertran reúne todos os requisitos para o honroso cargo.
Correndo por fora, mas se mexendo bem, está o atual Procurador-Geral do município de João Pessoa, Bruno Augusto Albuquerque da Nóbrega, que vem a ser sobrinho do ex-ministro Mailson da Nóbrega. Este tem contra si, a indiferença do prefeito Cicero Lucena ao processo, para quem politico não deve se meter num pleito dessa ordem.
Candidato em Campina
Até ontem, o candidato do Governo do Estado a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra espera a formalização do apoio do PT em seu projeto eleitoral na Serra da Borborema.
Jhony, a quem o “Calçadão” chama de Beto Barbosa, vai ter que contar com muita sorte para ganhar uma eleição majoritária com o apoio do PT, em Campina.
Até hoje só Cássio conseguiu.
PT define
A contragosto de parte da esquerda, Luciano Cartaxo deve ter seu nome referendado hoje, em Brasília, pela cúpula nacional do PT como pré-candidato do partido à Prefeitura de João Pessoa. Luciano tem o apoio do ex-governador Ricardo Coutinho.
A deputada Cid Ramos, que pretendia ser o nome do partido, deve se ausentar da campanha.
Segurança
Já o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também pré-candidato a prefeito da capital, quer segurança para entrar em áreas dominadas pelo tráfico para fazer campanha.
A preço de hoje, as chances de Queiroga são mínima, nesse projeto político de suceder Cicero Lucena.
Ponto pra Efraim
Ronaldo Laranjeira, médico e um dos maiores especialistas do mundo na matéria, classificou de “primor técnico” o texto do relator Efraim Morais (União-PB), aprovado no Senado, que criminaliza todo porte de drogas.
Em contrapartida, lamentou a decisão do Supremo tribunal Federal que deliberou sobre a liberação da maconha “para consumo próprio”, limitado a 40g. Uma decisão adotada com votos “muito frágeis sob os pontos de vista intelectual e científico”, lamentou.
Preparação
Chefes de Cartórios das sessenta e oito Zonas Eleitorais da Paraíba estão participando do Projeto “Suporte ao Registro de Candidaturas”, voltado às Eleições Municipais de 2024.
O evento está sendo realizado em dois períodos, o primeiro nos dias 2 e 3/07 e o segundo nos dias 9 e 10/07, no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em João Pessoa.
Preocupante
Deputado federal por várias legislaturas, com relevantes serviços prestados à Paraíba, principalmente a sua região – Campina Grande e Cariri -, Evaldo Gonçalves de Queiroz, hoje com 91 anos de idade, encontra-se com Alzheimer em estado bem avançado.
Além de Parlamentar, Evaldo é ligado às letras, com livros publicados e membro da Academia de Letras de Campina Grande.
Onde encontrar
Aos amigos que têm me perguntado. A informação me passada pela Associação Campinense de Imprensa, que coordena o processo de venda, o Livro Hilário da Politica, recém-lançado por mim este mês, em Campina Grande, pode ser encontrado nas bancas do Orlando, na Praça da Bandeira, no centro da Rainha da Borborema.