Geovaldo de Carvalho
POLÍTICA E BASTIDORES
Em um momento em que os Planos de Saúde estão enfrentando problemas com os órgãos fiscalizadores, é de se pergunta se valer a pena, hoje em dia, ter uma “proteção” dessa, avaliando-se o custo-benefício.
Aqui não se incluem Planos bancados por instituições oficiais, bancados pelos cofres públicos.
Ao longo dos anos os planos têm perdido beneficiários e, os que têm, massacram. Ora com elevação exorbitante das mensalidades; ora com o não atendimento das demandas ou mesmo suspendendo tratamento, às vezes, ignorando o grau de periculosidade da saúde daqueles que foram atingidos.
Aqui na Paraíba, até o Plano mais badalado, tem sido rejeitado pelos consultórios. Geralmente quando solicitada uma consulta, ou diz que não atende por aquele plano ou bota três meses pra frente. Se o cidadão disse, “então, e particular como fica?”. A atendente logo diz que vai encaixar o suplicante e determina a data, quase no mesmo dia.
Ainda os planos com cooparticipação que quase sai a consulta ou tratamento, como se fosse particular. Há quem garanta que mantida a atual organização, os planos de saúde se tornarão inviáveis. Os primeiros sinais já estão à vista: demora para autorizar procedimentos, substituição de hospitais e laboratórios por similares de qualidade inferior e outras estratégias para reduzir custos.
Outra verdade é durante a pandemia os gastos das operadoras diminuíram, graças à suspensão de cirurgias eletivas e de outros tratamentos. Agora, a demanda reprimida explodiu e a situação é de crise.
Ai o ônus vai para o detentores de plano, tendo como o maior sofredor os idosos, que enfrentam todo tipo de restrição. Isso em falar nos valores maiores que têm que arcar.
A crise nesse setor é grande e não se sabe qual será o final disso, num Pais em que a Saúde custeada pelo Governo nunca saiu da UTI.
Matéria Vetada
O Governo do Estado vetou o Projeto de Lei nº 1.760/2024, de autoria do Deputado Delegado Wallber Virgolino, que “Institui no âmbito do Estado da Paraíba, a Política Estadual de Valorização das Mulheres na Área de Segurança, aprovado pela Assembleia Legislativa.
Justifica o veto, dizendo que a matéria pretende instituir verdadeiro serviço público direcionado para servidoras públicas da área de segurança, intrometendo-se, indevidamente, na relação entre o poder público e seus funcionários.
Histórias
As histórias que são divulgadas aqui, na coluna “Hilário da Política”, estão a maioria no livro do mesmo nome, que será publicado ainda este mês, em Campina Grande.
Reciclagem
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) realizará, no dia 6 de junho, um Workshop de Cibersegurança voltado para a capacitação de magistrados, servidores e colaboradores, na área de Segurança da Informação. O evento será virtual e ministrado por um dos principais especialistas do setor, com expertise internacional, Galeno Garbe.
Prognóstico
Para o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, garantir com um percentual de 100 por cento de certeza, de que o deputado Romero Rodrigues será candidato a prefeito, em Campina Grande, deve ter um trunfo muito forte para embasar o prognostico.
A coluna, que não tem certeza de nada, acha que não será.
São João
Desde a noite desta quarta-feira que Campina Grande pega fogo, detonando alegria junina com O Maior São João do Mundo. Por um mês será centro de atenção do País.