Geovaldo de Carvalho
POLÍTICA E BASTIDORES
Aberta a temporada dentro desse processo eleitoral, nada mais produtivo do que os debates entre os candidatos a cargos majoritários, possibilitando aos eleitores, uma verdadeira radiografia sobre cada pretendente.
É no acirramento do debate que cada um deixa em relevo sua personalidade, no que tange à sinceridade, honestidade, verdade e mentira. Cabe ao eleitor identificar, entre palavras e gestos, quem tem boa intenção e conhecimento para desempenhar o papel a que se habilita por meio do voto popular.
Alguns já entram na batalha perfeitamente identificados pelo eleitorado, no que tange as suas virtudes ou vida pregressa não recomendável.
Nessa onda, há os oportunistas, também, sem qualquer identificação com a cidade a que se propõe a administrar. Há os que têm serviços prestados e representam rito de passagem aos eleitores, por conta do que de bom fizeram em favor da coletividade.
Portanto, é preciso muita atenção do eleitor aos personagens desse ritual de campanha para melhor identificar, em cada um, seus propósitos e seus engodos, para melhor direcionar o voto.
Contas de Campina
Na provação das contas da administração de Campina Grande, na gestão Bruno Cunha Lima, o relator das contas, o conselheiro André Carlo Torres Pontes, destaca em seu relatório a maior eficiência da gestão e melhoria nas contas apresentadas. Ele informou que o município aplicou 18,8% em Saúde – acima do mínimo, 71% no Fundeb e teve superávit na arrecadação.
Botox na Área
Para alguns, o prefeito Cicero Lucena foi o mais brilhante entre os candidatos que disputam a Prefeitura de João Pessoa, durante o debate promovido pela TV Arapuan/Band.
Diante dos refletores, era visível e destacado o brilho da pele facial do prefeito, em razão dos procedimentos feitos na “área”.
Marcelo Queiroga
No mesmo debate, a surpresa foi o ex-ministro da Saúde de Bolsonaro e candidato a prefeito pelo PL, Marcelo Queiroga.
Foi preciso nas análises e mostrou está ciente dos problemas de Joao Pessoa, apontando deficiências e apresentando sugestões.
Certamente, essas eleições irão para o segundo turno, o que não é bom para o atual prefeito, Cicero Lucena.
Mobilidade Urbana
Um dos pontos positivos do debate da TV Arapuan/Band, foi que dentre os pontos debatidos, a mobilização urbana tomou um grande espaço.
Na verdade, qualquer candidato que seja eleito em outubro, não deve deixar de lado o tema Mobilização Urbana.
O sistema de transportes coletivos é sofrível e e o trânsito é um caos, o que certamente vai se agravando com o passar do tempo, com mais carro chegando e nenhuma via radial construída.
O trânsito de João Pessoa é um caos. E vice-versa!
Propaganda eleitoral
O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral geral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
Também naquela data, também, será o último dia para os tribunais regionais eleitorais (TREs) listarem as emissoras que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita de candidatas e candidatos de município onde não haja emissora de rádio e TV, se for requerido.
Festival de Inverno
O Festival de Inverno de Campina Grande (FICG) oferece em sua 49ª edição atividades formativas para artistas do município e região. As oficinas e workshops são nas áreas de teatro, circo e dança.
As ações de caráter pedagógico começam a partir do dia 15 de agosto nos turnos da manhã e tarde com aulas no Centro Artístico e Cultural da UEPB (CAC) e Centro Cultural Lourdes Ramalho.