Geovaldo de Carvalho
POLÍTICA E BASTIDORES
A cada ano que passa o São João de Campina Grande vai se consolidando como um dos grandes eventos do calendário nacional, atraindo turistas até do exterior.
Por vezes, o Parque do Povo teve que ser fechado por motivos de segurança, face ao elevado público atraído para o Quartel General dos festejos, mesmo ampliado em seu novo layout. Ficou pequeno em determinadas datas.
Na verdade, há que se pensar em ampliação da infraestrutura em geral para acomodar os que para a Rainha da Borborema se deslocam para o evento. Os hotéis, em sua maioria, esgotaram sua capacidade de leitos e, em consequência, os preços das diárias subiram ao telhado.
Campina Grande precisa ampliar determinados serviços, inclusive estrutura de transportes, aeroporto etc. O São João em si está crescendo em várias cidades, ampliando a competição que antes se restringia a Campina e Caruaru.
Ou seja, o que está bom por aqui pode ser melhor a cada ano.
Morre Paulo de Tarso
Internado há vários dias por conta de um câncer de cérebro, faleceu o advogado Paulo de Tarso Medeiros, advogado, professor, ex-vereador e ex-esposo da ex-prefeita Cozete Barbosa.
Autocritica
Sempre com os pés no chão, o ministro Luiz Fux ao votar com a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal, para decidir que não é crime o porte de maconha para uso pessoal, lembrou aos colegas que eles não foram eleitos pela vontade popular.
E foi mais profundo:
- O Brasil não tem governo de juízes”
Alguém avisa aí a Alexandre Moraes.
CPI Barrada
Ainda não será desta vez, a temida CPI do Padre Zé, que a Assembleia Legislativa evita instalar. O desembargador Leandro dos Santos suspendeu uma liminar que determinava a imediata instalação da Comissão. Arquivamento é o caminho.
Houve quem respirasse aliviado.
Federações
A grande novidade nas eleições deste ano, que ocorre em primeiro turno em 6 de outubro, será a participação das federações partidárias. As federações partidárias são a reunião de dois ou mais partidos políticos (que já possuem registro no TSE), com afinidade programática, para atuar como se fosse uma única agremiação.
Somente poderão participar aquelas que registraram o estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até a data-limite, de 6 de abril
TCE Orienta
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba vai reunir gestores públicos e secretários de finanças dos municípios para uma reunião na sede do TCE-PB. O encontro tem como objetivo discutir o Art. 141 da Lei 14.133/2021, que trata de pagamento pela administração observada a ordem cronológica para cada fonte diferenciada de recursos, subdividida nas seguintes categorias de contratos: fornecimento de bens; locações; prestação de serviços; e realização de obras. Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
A reunião ocorrerá no Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS), localizado na sede do TCE-PB, na Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147, bairro Jaguaribe, em João Pessoa. O evento está marcado para o dia 8 de julho de 2024 (segunda-feira), das 9h às 11h.