O Festival termina suas atividades neste fim de semana com apresentações de teatro, música e manifestações da Cultura Popular. O encerramento do evento acontece no sábado (24), no Teatro Municipal, com o espetáculo do “Boi Brilho da Lua”, do Maranhão.
A programação desta sexta-feira (23) do Festival de Inverno começa a partir das 17h30 com o lançamento da Revista “De Volta para o Futuro: memória cultural e 50 anos de resistência – a aventura do I FENAT (1974-2024) ”. A obra é uma publicação organizada pelo pesquisador em Teatro Diógenes Maciel em parceria com Eneida Agra Maracajá, professora e idealizadora do FENAT, evento que no ano seguinte, em 1975, se tornaria o Festival de Inverno de Campina Grande.
Em seguida, na Praça da Bandeira, a partir das 18h, tem a apresentação do Baque Mulher, grupo de percussão formado por mulheres da cidade. Também nesse espaço, acontece o show do Quinteto Violado. A banda vencedora de vários prêmios pelo Brasil traz para Campina Grande um repertório que dialoga com a música nordestina, principalmente o forró. O grupo está em turnê pelo país e desembarca em Campina Grande nesta sexta-feira.
No Teatro Municipal, às 19h, tem o concerto do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes, o PRIMA, que vai reunir jovens músicos de diferentes regiões da Paraíba, com a participação de artistas convidados como a cantora Mérlia Fasutino, o sanfoneiro Cris Lima e o guitarrista Silvio Silva. O PRIMA é um programa do Governo do Estado da Paraíba destinado às crianças e adolescentes da rede pública de ensino ou em situação de vulnerabilidade social. Esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento humano, por meio do ensino coletivo de música, que culmina na formação de orquestras e outros grupos musicais.
Também nesta sexta, a partir das 18h, a Mostra Nacional de Teatro encerra suas atividades no Centro Artístico Cultural da UEPB, com a apresentação do espetáculo “Quatrocantos”, do Coletivo A4. Em seguida, acontece o “Baile de Artistas Performáticos”, celebrando as diversas formas de expressão e da performatividade da Comunidade LGBTQIAPN+, com performances Drag’s, números de Transformismo, performances de Vogue e Dj.
A programação do 49⁰ FICG vai continuar no sábado com o cortejo “A Cultura Popular solta os Bois na Rua”, que contará com a participação de nove Bois de carnaval e cinco grupos folclóricos de Campina Grande. A concentração dos artistas será na Rua Maciel Pinheiro, para em seguida percorrer a Avenida Floriano Peixoto até à Praça da Bandeira, onde serão realizadas apresentações coletivas dos Bois e grupos participantes.
À noite, no Teatro Municipal, a partir das 20h, o Festival de Inverno de Campina Grande encerra as suas atividades com a apresentação do Bumba Meu Boi “Brilho da Lua”, da cidade de São José de Ribamar, no Maranhão. O Grupo une dança, música e canto para enaltecer essa tradição do folclore brasileiro tão presente naquele Estado. A entrada para o espetáculo é gratuita.
Em 2024, o Festival de Inverno de Campina Grande realiza a sua 49º edição que tem como tema “A Poética da Arte na Ciência da Vida”. O evento é uma realização do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania e da Prefeitura Municipal. O FICG conta com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba e Vitamassa, e tem o apoio cultural da Unifacisa, UEPB, La Suissa, FIEPB/SESI, Gráfica Artexpress e Unimed. Este ano, o festival acontece em parceria com a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) e o SESC Paraíba.