Geovaldo de Carvalho

O Banco do Nordeste vai disponibilizar R$ 10 milhões, em 2025 e 2026, para patrocínios culturais no âmbito do Programa Rouanet Nordeste, lançado esta semana, em Teresina (PI), pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Uma ninharia, comparando-se com o valor destinado ao Sul do País, onde um só artista chega a levar 5 milhões, ou seja, metade da esmola destinada ao Nordeste, que inclui ainda municípios de Minas Gerais e Espírito Santos. a participação do Nordeste no bolo nacional é de apenas 6,3%.

Apenas cinco áreas artísticas serão contempladas no programa: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música e Literatura.

O Banco prevê, também, a realização de oficinas de elaboração de projetos em parceria com o Sesi Nacional, em formatos presencial e remoto, para formar cerca de cinco mil agentes culturais, incluindo novos proponentes no sistema.

Em tese, o Programa Rouanet Nordeste se baseia no Decreto de Fomento Cultural Nº 11.453/2023, que propõe medidas de democratização e nacionalização do investimento cultural, com ações afirmativas e de acessibilidade na região, voltadas a projetos de impacto social relevante. 

Daniella em Campanha

Mesmo em condições desfavoráveis e em baixa nas pesquisas, no atual cenário, a senadora Daniella Ribeiro não cogita abrir mão de disputar a renovação do mandato, em 2026.

Já caiu em campo, pedindo apoio aos prefeitos de sua base, com ajuda do irmão, o deputado Agnaldo Ribeiro.

Daniella disse que não vai esperar que o governador João Azevedo, confirme ou não, se irá disputar uma das vagas no Senado, para agir.

Jhony, o Retorno

Jhony Bezerra, derrotado por Bruno Cunha Lima nas últimas eleições para prefeito de Campina Grande, garante que não vai se afastar de Campina e, com certeza, voltará a disputar de novo em 2028 a Prefeitura.

Já ganhou até apelido da galera dos Calçadões das Rainha da Borborema:
Bolinha II.

Expectativa Frustrada

Por falar no tema, parte da turma que apoiou Jhony na campanha para prefeito anda impaciente, esperando que o governador João Azevedo acomode nos cargos estaduais.

So que a reforma que João Azevedo vai fazer é mínima, inclusive no próprio Secretariado, onde haverá pouca substituição.

Resistência ao TCE

Tido como nome certo, inclusive com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, o deputado Tião Gomes, candidato a uma cadeira no Tribunal de Contas da Paraíba, na vaga do conselheiro Arthur Cunha Lima, que se aposenta no dia 19 deste mês, começa a encontrar resistência.

O cerne da questão é o fato de Tião ter sido citado na Operação Calvário, a mesma que comprometeu a permanência de Arthur Cunha Lima no TCE.

Ricardo Barbosa

Ricardo Barbosa, que fazendo um bom trabalho à frente do Porto de Cabedelo, vai disputar uma vaga de deputado federal mais uma vez, nas eleições próximas, em 2026.

Ricardo , que hoje está no PSB, mas que poderá migrar dentro do que melhor facilitar seu projeto, teve boa votação em 2022, com mais de 60 mil votos , mas foi não foi o suficiente para elegê-lo.

Para Governador

Bem não sentou na cadeira de presidente da Câmara Federal, o deputado Hugo Motta já é um dos candidatos a governador da Paraíba, garante os mais próximos do parlamentar patoense.

Óbvio, vai usar sem mandato à frente da Câmara Federal para viabilizar essa aspiração. Se tiver a sorte que teve em conseguir a unanimidade para presidir o Parlamento….

Para Governador II

Se Romero Rodrigues não sair candidato a governador em 2026 – e é quase certo que não irá – uma chapa forte para disputar o Palácio da Redenção já está em cogitação.

Seria formada pelo senador Efraim Morais Filho e o atual prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, como vice.

Com apoio do próprio Romero e dos Cunha Lima.

Aplicativos em Alta

Aprovado pela Assembleia Legislativa, através da Lei 13.482, e sancionado pelo Governo, bem como já publicado no DO e incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Paraíba, foi criado o Dia do Motorista de Aplicativos, que será comemorado a cada dia 01 de junho.

A propositura é de autoria do deputado Chico Mendes.