Geovaldo de Carvalho

Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral, 156.454.611 eleitores estão aptos a votar no próximo pleito que vai escolher prefeitos e vereadores para 5.570 cidades brasileiras.

Neste universo, São Paulo destaca-se como o maior número de pessoas aptas a exercer o direito do voto, com 9.314.259 eleitores, seguido do Rio de Janeiro.

Neste contexto, a Paraíba, desponta com seus 3.225.826 eleitores, trazendo como curiosidade o fato de o número de mulheres superar o dos homens. A Paraíba tem 1.697.116 eleitoras, enquanto os eleitores masculinos somam 1.528.710. Leve-se em conta o fator transgênico, não computado.

O eleitorado tem em sua maioria, 1.450.561 eleitores na faixa dos 18 aos 40 anos; e um triste registro de 208.174 eleitores analfabetos.

Como sempre, o maior colégio eleitoral é João Pessoa, com 559.205 eleitores, seguido por Campina Grande, onde 296.494 pessoas estão aptas a exercerem o direito do voto.

Em seguida, vem Santa Rita, o terceiro maior colégio eleitoral do estado, com seus 98.394 eleitores.

Independente de sexo, cor e idade do eleitor, que no dia 6 de outubro, que aqui e alhures, faça bom proveito na hora de exercer o direito do voto!

Palestrante

O juiz Bruno Cesar Azevedo vai proferir palestra no XI Encontro Nacional de Execução Penal, um dos maiores eventos sobre o sistema penal brasileiro, em Cuiabá, Mato Grosso do Sul. O juiz participará, ainda, do I Encontro Nacional de Alternativas Penais.

Bruno Azevedo, titular da 1ª Vara Mista Comarca de Bayeux, é doutor em Direito Criminal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi o responsável pela criação da tornozeleira eletrônica no Brasil e contribuiu na Reforma do Código de Processo Penal, no ano de 2010.

Indefinido

Caso a Justiça eleitoral impeça Sara de ser candidata a prefeita em Bayeux, já está decidido quem será o substituto.

O próprio marido, o ex-deputado Domiciano Cabral, vai enfrentar a batalha do próximo pleito.

Favorito

Já em Santa Rita, o radialista Nilvan Ferreira, que lidera as pesquisas, conta com um forte apoio local, além do prefeito de João Pessoa e do governador João Azevedo.

Só perde a eleição se pisar na bola.

Nilvan, aliás, outrora bolsonarista roxo, mudou da água para o vinho no aspecto ideológico, para se dá bem desta vez.

Retomada

O presidente do Tribunal de Contas, que agora se encontra no exercício de prefeito da capital do Estado, deve se aposentar em breve do TCE mas não vai pendurar a chuteiras. Deve voltar à política.
Dentre ouros cargos, Nominando Diniz já foi deputado e presidente da Assembleia Legislativa.

Nota de Pesar

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, em nome de todos os parlamentares e servidores da Casa de Epitácio Pessoa, emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Conceição, João Deon Diniz.

João Doen, de 62 anos, morreu vitimado por infarto, na Praça dos Três Poderes, em frente à Assembleia, na manhã desta sexta-feira.