Geovaldo de Carvalho
POLÍTICA E BASTIDORES
O troca-troca de partidos em alianças às vésperas do processo eleitoral chega a surpreender, mas não é novidade num cenário recheado de oportunistas e aventureiros. Na política, principalmente na Paraíba, onde é comum os “encostados” grudarem no Poder o tempo todo e pularem fora ao final, quando percebem – erradamente ou não – que o barco pode e afundar e levá-los juntos.
Alguns perdem o partido no estado, por se acharem onipotentes. Outros, até como prêmio para a população de sua cidade a quem so visitam em período eleitoral.
Campina Grande, por exemplo, tem uma ampla bancada federal, mas poucos são os parlamentares que vivem seu dia-a-dia. Alguns chegam a passar ano sem visitar a terrinha, mas querem chefiar partidos e ditar ordem sobre o rumo da política local. Sempre buscando a composição que melhor lhes aprouver. Às vezes dá certo; outras, nem tanto.
Esse pessoal precisa entender que com o avanço crítico da sociedade, práticas pretéritas não funcionam nos dias atuais e a tendencia é desaparecer a fauna.
O que pode acontecer, à medida que as ditas emendas forem escasseando como moeda de troca – às vezes até de parceria – para custear os mandatos lesivos ao interesse públicos.
Os saltimbancos da política estão com os dias contados!
Privatização na Cagepa
Empresas com altos salários e baixo retorno ao público, a quem tem a missão de prestar relevantes serviços, a Cagepa está na mira de alguns parlamentares para caminhar rumo à privatização.
Um deputado chega a citar o exemplo da Sabesp, a maior empresa da área no Brasil, que acaba de ser privatizada por São Paulo, mas sem o Estado perca totalmente o controle, já que ficou com 18% das ações.
– Nesse Governo não dá, mas no próximo…. – comenta um parlamentar.
Indústria em queda
Empresários industriais estão descontentes com as condições atuais da economia brasileira e apontaram menos confiança em julho. O resultado aparece no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que recuou de 51,4 pontos para 50,1 pontos.
A queda do índice para um patamar praticamente sobre a linha divisória de 50 pontos indica a transição de um estado de confiança para um estado neutro. A pesquisa ouviu 1.271 indústrias por todo país, entre os dias 1º e 5 de julho.
Candidato a desembargador
O ex-procurador-geral do município e Campina Grande, advogado José Fernandes Mariz, é um dos candidatos à lista sêxtupla da OAB para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado.
As inscrições para o quinto Constitucional já foram encerradas e a eleição, que é direta, ocorrerá a partir de 18 de setembro. Pela OAB 21candidatos estão inscritos.
Ronaldo na Tela
A lendária petição “habeas Pinho”, de um boêmio solicitando a devolução e um violão apreendido por um delegado, do poeta e ex-governador Ronaldo Cunha Lima, virou curta-metragem.
No elenco, figuras como Lucas Veloso, Mayara Neiva, Juzé e a cantora Dafne Cabral. A produção é de Gal Cunha Lima, filha do poeta
Faro da Galera
No campo das especulações políticas a galera está produzindo em escala industrial.
Da fornalha saem indicações de que Pedro Cunha Lima poderá ser um dos suplentes na chapa do senador Veneziano, na tentativa de reeleição.
Enquanto que, Daniela Ribeiro, sem chances de renovar o mandato para a Câmara Alta, estaria visando a uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado.
Rotina
Alguém sabe dizer se amanhã também haverá reajuste nos preços dos combustíveis?