Geovaldo de Carvalho

A senadora Daniela Ribeiro continua com sua artilharia trabalhando na direção do colega de Câmara Alta, Veneziano Vital do Rego. Acusações de toda sorte, até robô de emendas parlamentares.

Essa guerra vai continuar por mais dois anos. Guerra, não; ataques! Já que o senador Veneziano vem se explicando com elegância, e sem revidar no mesmo nível.

Na verdade, como a coluna já citou, tudo tem como pano de fundo as eleições de 2026, em cuja corrida à reeleição, Daniela não está bem na fita. O trabalho de Veneziano tem sido intensivo, desde o início, em todo o Estado. Daniela, só recentemente, saiu da letargia que marcou o seu início de mandato no Senado Federal. E isso está pesando.

Além do mais, além da reeleição quase certa de Veneziano, a senadora sabe que tem outros nomos em potencial de olho na segunda vaga, que seria dela, a começar pelo atual governador João Azevedo.

Daí, é natural – mas não lícito – querer descontruir a imagem do colega de Senado que terá como concorrente em 2026. Vem maios “arenga” em breve.

Homenagem a Biliu

O 49º Festival de Inverno de Campina Grande promove nesta terça-feira, às 20 horas, na Praça da Bandeira, show “Tributo a Biliu de Campina”, com Filipe Sousa e a Fuzaca Lima Xavier.

O grupo é formado por músicos de gêneros e segmentos diversos como o Samba, Rock, Forró, Jazz, mas com uma singularidade: todos são da tradicional família Lima Xavier, família do Mestre Biliu de Campina.

Impugnações

Com tantos gestores com contas reprovadas, candidatas, candidatos, partidos políticos ou coligações podem utilizar as informações contidas na lista do TCU para impugnar o pedido de registro de candidatura de possíveis concorrentes no prazo de cinco dias contados da publicação do edital do pedido de registro. A impugnação deve ser feita na forma de petição fundamentada.

Cuidado com Lives

O uso de lives por pessoa candidata para promoção pessoal ou de atos referentes a exercício de mandato, mesmo sem menção ao pleito, equivale à promoção de candidatura e constitui ato de campanha eleitoral de natureza pública.

A cobertura jornalística da live eleitoral deve respeitar os limites legais aplicáveis à programação normal de rádio e de televisão. Emissoras devem zelar para que a exibição de trechos da gravação não configure tratamento privilegiado ou exploração econômica de ato de campanha.

Cidadania ao sanfoneiro

O cantor e sanfoneiro Dorgival Dantas, agora é cidadão paraibano de direito. A Assembleia Legislativa da Paraíba acaba de aprovar a concessão de cidadania paraibana ao Dorgival, que é Riograndense, de Olho D’água dos Borges.

A propositura é de autoria do deputado Galego Souza (Progressitas), aprovada por unanimidade.

Para este até eu votaria.

Paraibano cuidava do Cabelo de Silvio

Para quem não sabe, o cabeleireiro de Silvio Santos, também seu confidente por quase 50 anos, o famoso Jassa – José Jocenildo dos Santos -, é paraibano, natural de Cuité.

Quem queria falar com Silvio, e não tinha acesso no SBT, “tocaiava” o homem quando ele ia para o Jassa Hair Studio, no Jardim Paulista.

Jassa soube da morte do amigo pelo filho, Roberto Jassa. E passou mal!

Prefeito condenado

O ex-prefeito do município de Piancó, Francisco Sales de Lima Lacerda, foi condenado pela prática de improbidade administrativa. A decisão é da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba.

De acordo com o processo, o ex-gestor utilizou recursos de um convênio destinado à construção de Caps para pagamento de servidores. Ele foi condenado nas seguintes penalidades: suspensão dos direitos políticos por três anos e ressarcimento integral do dano causado, fixado no valor de R$ 199.491,49.
Ainda cabe recurso.

Programação Eleitoral

A exemplo do que já fez em João Pessoa, esta semana, o Tribunal Regional eleitoral deve realizar reunião com os representantes os partidos políticos e coligações, para tratar a respeito da Propaganda Eleitoral de Rua em João Pessoa.

O objetivo é ressaltar a aproximação dos representantes de partidos políticos e coligações com a Justiça Eleitoral, para que assim, o TRE-PB possa traçar com eficácia a forma como será organizada a Propaganda Eleitoral de Rua.