Geovaldo de Carvalho
POLÍTICA E BASTIDORES
João Pessoa vai sediar, nos dias 29 e 30 de agosto, a IV Conferência Estadual dos Direitos de Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais, Pansexuais, Não Bináries e outras da Paraíba.
Decreto do Governo do Estado, pulicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 20, convoca o evento e justifica que é uma forma de a Paraíba avançar na garantia dos Direitos de Pessoas LGBTOIAAPNb, no que se refere á Política Pública.
A conferência será coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e pelo Conselho Estadual dos Direitos de LGBTQIAPNb+ da Paraíba e será presidida pela Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humanos.
O decreto destaca ainda que são objetivos da IV Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPNb+ da Paraíba: I. propor diretrizes para a criação e implementação de políticas públicas destinadas: a) ao enfrentamento da discriminação contra pessoas LGBTQIAPNb+; e, b) à promoção dos direitos humanos, empregabilidade, renda e da cidadania das pessoas LGBTQIAPNb+. II. apresentar o 1º Plano Estadual de Políticas Públicas LGBTQIAPNb+ da Paraíba;. III. elaborar diretrizes para a criação do Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das pessoas LGBTQIAPNb+.
Cabaceiras de Luto
Morreu na manhã desta quinta-feira, 20, o ex-prefeito de Taboão da Serra, São Paulo, o médico Evilásio Cavalcante de Farias. Evilásio tinha 72 anos e era natural de Cabaceiras, da família Farias, irmão do ex-prefeito daquele município, Edson Farias.
Há cerca de dias, ele sofreu um AVC e permaneceu internado. Ele vinha em tratamento para curar um câncer no pâncreas.
Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco. Como politico foi deputado federal, prefeito, vereador e foi secretário de São Paulo, na gestão de Martha Suplicy.
Incerteza
O governador João Azevêdo já emite sinais de que será quase impossível ter Romero Rodrigues como candidato a prefeito, em Campina, no próximo pleito.
Admite que já está construindo a candidatura Jhony Bezerra, que se desligou da Secretaria de Saúde, há poucos dias, para cumprir a tarefa.
Por seu turno, Jhony, a quem o “Calçadão” de Campina chama de Beto Barbosa, garante que sua candidatura é uma “prioridade nacional”. É o fraco!
Ministra em Campina
A ministra Margareth Menezes cumpre agenda em Campina Grande neste sábado, 22. Ela participa de vários eventos, como visita ao Salão do Artesanato Paraibano e visita ao terreno de construção do CEU da Cultura, no bairro Monte Santo.
Margareth Menezes, como ministra, é uma razoável cantora.
Mais juízes
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou, na quarta-feira , o anteprojeto de lei que prevê a criação de três cargos de juiz de direito substituto em segundo grau, de 3ª entrância, a fim de possibilitar a composição integral dos órgãos fracionários (câmaras e seções).
Conforme a proposta, os magistrados substitutos irão substituir os membros da mesa diretora (presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça) durante seus respectivos mandatos.
Punição
Todo cuidado é pouco com transporte escolar. Cabedelo acaba de ser condenada a indenizar, por danos morais, a família de uma criança que foi esquecida dentro do transporte escolar municipal. A decisão é da Quarta Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça, ao manter sentença oriunda da 3ª Vara Mista da Comarca de Cabedelo.
A criança permaneceu esquecida dentro do transporte escolar, onde ficou por mais de seis horas. O relator considerou o abalo psicológico sofrido pela criança e seus genitores, O valor da indenização é de R$ 15.000,00.