Geovaldo de Carvalho
POLÍTICA E BASTIDORES
Finalmente, depois das dramáticas encenações de campanha, pesquisas honestas e outras nem tanto, chega-se hoje ao que se pode chamar e Dia D, dia da prova de quem é quem.
Espera-se que neste domingo, dia do pleito, tudo ocorra dentro da tranquilidade, imperando a civilidade própria dos que pregam democracia. Quem tiver mais votos, dentro das regras, leva.
A grande dúvida, para uma parte, pelo menos com relação às eleições em Campina Grande, o segundo maior Colégio Eleitoral do Estado, é se haverá segundo turno.
Para este colunista, com cerca de quatro décadas cobrindo os acontecendo políticos da cidade, e conhecendo o seu respirar aspiratório de avidez do campinense ao voto, não haverá segundo turno.
Posso até me enganar desta vez, mas os créditos pretéritos com relação a pleitos passados amenizam a bola fora, se ela ocorrer, desta vez.
O mais é pedir que tudo ocorra na paz, pondo fim uma temporada de campanha, fase que, aqui e alhures, embrutece as pessoas, torna homens de bens em mentirosos, joga amigos contra amigos e mostra a face de novos profetas de promessas vazias de mentiras e viabilidade.
Assim sendo, hoje todos calados até às 17 horas, e depois deixam as urnas falarem.
Energiza reforça Esquema
A Energisa montou plano especial, em sua área de atuação, para garantir a disponibilidade de energia nos locais de votação no primeiro turno das eleições, que ocorre neste domingo, 06 de outubro. O planejamento visa a evitar transtornos para os eleitores aptos a votar nas áreas de atuação da Energisa.
A gerente de operações da Energisa Paraíba, Nathalia Holanda, garante que conta com plano que inclui uma série de medidas essenciais, antes e durante o dia da eleição, até o final da apuração.
Lei Seca
A Justiça Eleitoral ainda não se manifestou se haverá a chamada Lei Seca, neste domingo,06, o dia das eleições, na Paraíba.
Ao contrário do que muita gente imagina, a Lei Seca eleitoral que proíbe a venda de bebidas alcoólicas no dia de votação, não é uma regra colocada no Código Eleitoral. De modo que ela não é obrigatória e nem tem sua validade em todo âmbito nacional.
É uma escolha meramente da Justiça Eleitoral de cada estado do Brasil.
Trajetória Vitoriosa
Romero Rodrigues, eleito vereador em 1992, não parou mais. Depois de três mandatos na Câmara Municipal, duas vezes deputado estadual; duas vezes prefeitos de Campina Grande e agora deputado federal.
Hoje em cada ato púbico a que comparece tem seu nome lançado para o Governo do Estado.
Quem quiser que duvide…
Monteiro Definido
Em Monteiro, segundo o Instituto Opinião, a eleição para prefeito está definida, com a vitória de Ana Paula, com 57,4% dos votos.
Em segundo lugar vem Edna Henrique, viúva do deputado João Henrique, com 26,3% dos votos. A pesquisa também apontou que 4,6% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 11,7% se declararam indecisos.
Monteiro, como se sabe, não tem segundo turno.
Mulheres Avançam
Não apenas em Monteiro, onde, provavelmente, o prefeito eleito será uma mulher, mas o gênero avança em todo o Estado nas eleições deste ano.
Os levantamentos indicam que em mais de 30 municípios mulheres ganharão a disputa para a Prefeitura.
Em cada pleito a tendência é avançar.
Padroeira Agora é Patrimônio
A Festa da Padroeira da Diocese de Campina Grande, Nossa Senhora da Conceição, e suas manifestações religiosas e artístico-culturais, agora são oficialmente, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba.
O reconhecimento, proposto pela Assembleia Legislativa, que aprovou projeto de autoria da deputada Silvia Benjamin, foi sancionado pelo governador João Azevedo e publicado no Diário Oficial do Estado.