Geovaldo de Carvalho

Para os ladrões de fios e seus receptores, uma péssima notícia. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, esta semana, o projeto de lei (PL) 2.459/2022, que aumenta a pena para os crimes de furto e receptação de equipamentos relacionados ao fornecimento de serviços públicos.

A proposta da senadora Leila Barros (PDT-DF) recebeu relatório favorável do senador Jorge Kajuru (PSB-GO). A matéria segue para Câmara dos Deputados, se não houver recurso para a votação em Plenário.

O texto muda o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940) para endurecer as penas para quem furtar ou adquirir materiais usados no fornecimento de serviços públicos, como cabos de energia elétrica e internet. De acordo com a matéria, o tempo de reclusão pode ser acrescido entre um terço e o dobro.

Hoje a pena para essas turbas predatórias é moleza. Pela legislação em vigor, os furtos são passíveis de prisão de um a quatro anos mais multa. Para quem adquire os equipamentos roubados, a pena é aplicada em dobro e pode chegar à reclusão de oito anos.

Esse tipo de crime traz graves prejuízos à população. Deixa cidades sem energia, sem comunicação e até paralisa transportes que dependem de energia como força motriz.

Acho que uma dura nos atravessadores – sucateiros et caterva – poderia ser uma boa ação para inibir esse tipo de crime. Os gatunos teriam o material, mas sem ter a quem vender o material.

Se nada fizerem, a coisa avança e as consequências serão imprevisíveis nas grandes e pequenas cidades.

Greve nos bancos

Quem tiver que resolver algo em banco, é melhor enfrentar as filas na segunda-feira próxima.
Os bancários podem entrar em greve na terça-feira. E, como se sabe, greve de bancário costuma a demorar a acabar.

Aliás, tá rolando muita greve em órgãos federais no País, mas a grande Imprensa não toma conhecimento. Tem $eu$ motivos$…

Propaganda eleitoral

A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV começa na próxima sexta-feira, 30, e vai até 03 de setembro.  A contagem é feita considerando-se os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno. 

Em municípios onde haverá 2º turno, a propaganda em rádio e televisão ocorrerá de 11 a 25 de outubro. 
Onde tem segundo turno…

IA até certo ponto

O uso da inteligência artificial para criar imagens e sons até pode na campanha politica, desde que o material esteja devidamente rotulado, com a indicação de que é um conteúdo fabricado ou manipulado e do tipo de tecnologia utilizada.

No entanto, o uso de deep fake e de inteligência artificial para propagar desinformação é proibido.

Fatia da Paraíba no FNE

O Conselho Deliberativo da Sudene aprovou a reprogramação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) em 2024, com um adicional de R$ 2 bilhões no orçamento deste ano.

Com a definição, a Paraíba ficou com 2,77 bilhões do FNE. A maior fatia coube ao Ceará, 5,44 bilhões, enquanto a menor foi para o Espírito Santo, 760,4 milhões.

Apoio consolidado

Em evento recente, Romero Rodrigues dizendo “quem for meu amigo vote em Bruno”, deve ter levado à beira do infarto muitos que apostavam no rompimento da dupla que comandou Campina Grande nos últimos 12 anos.

Ainda não foi desta vez.