Milhares de pacientes que dependem de remédios do Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais-Cedmex, controlado pelo Governo do Estado, estão em desespero pelo atraso de remédios, alguns em falta há cerca de quatro meses.
A situação é desesperadora, não apenas no Cedmex de Campina Grande, mas para pacientes de todo o Estado, que dependem dos medicamentos doados pelo Governo nesses centros. Muita gente já recorreu à Imprensa e a Ouvidoria para que uma solução, mas a situação permanece inalterada.
Filas imensas se formam todo o dia, de pessoas em frente ao Cedmex em busca de tôremédios a resposta é que ainda não chegou. Há situações desesperadora, de crianças que dependem de remédios controlados e a família não tem condição de adquirir nas farmácias.
Os medicamentos em falta vão de Topiramato, Lamotrigina, Forxug, Atorvastatina, dentre outros de igual importância. Pessoas penam nas filas, com o estado de saúde agravado pela falta de cumprir a prescrição médica, tomando os remédios em falta. Pessoas chorando pela falta de remédio para câncer, num quadro desesperado. O quadro é de revolta.
Para se ter ideia da abrangência da crise, o Cedmex atendeu, somente ano passado, 56 mil pessoas com fornecimento de medicamentos. E a paralisação do fornecimento cria uma grave problema à saúde dos que dependem da doação e não têm dinheiro para comprar.