
Geovaldo de Carvalho
POLÍTICA E BASTIDORES
A grande necessidade para próxima fase das eleições de 2024, em Campina Grande, precisa ser na área policial, principalmente, nos dias que antecedem o pleito.
Há informações que o dinheiro correu solto na véspera do primeiro turno, nos bairros mais pobres da cidade. No Jeremias, por exemplo, há relato de que na madrugada do domingo carta com santinho e uma nota de R$ 50,00 correu de casa em casa, comprando votos e consciência.

Em outros bairros, há relato de ações da mesma ordem. A Polícia até que chegou a prender algumas pessoas e apreender dinheiro e material. Mas, numa proporção infinitamente menor para o volume de corrupção eleitoral que ocorreu.
Há denuncia também do uso da estrutura do Estado em favor de determinado candidato, abertamente. Óbvio que a tendencia é se acentuar no segundo turno, tamanha é a vontade da estrutura estadual fincar o pé na Rainha da Borborema.
Cabe agora, o esquema de fiscalização agir na hora necessária e impedir ações irregulares dessa ordem, para que ocorra um pleito livre e sem vícios danosos à vontade popular, na sua opção eleitoral.
Mulheres na Política I
Esta coluna previu, na semana passada, que mais de 30 mulheres seriam eleitas prefeitas, na Paraíba, nessas eleições. Coisa foi além. Saiu de 37 no pleito de 2020 para 54 agora em 2024.
Significa um aumento participativo em torno de 45% com relação ao pleito anterior, o que é um avanço significativo.
Mulheres na Política II
Já para as Câmaras Municipais, pelo menos Campina Grande, a presença feminina deu show, elegendo oito mulheres entre os vereadores escolhidos nas eleições de 2024.
Já em João Pessoa a coisa foi diferente. Apenas duas mulheres – Jailma Carvalho e Eliza Virginia – foram eleitas vereadoras no pleito deste ano.
E olha que do total de eleitores em 2024, 53% são do gênero feminino e 47% do masculino.
Mulheres na Politica III
Mas show maior deu a cidade de Bayeux, levando-se em, conta sua densidade eleitoral. Elegeu Tacyana Leitão, com 52,59% dos votos, contra 38,24% do ex-deputado federal Domiciano Cabral.
E na Câmara Municipal emplacou seis mulheres como vereadoras.
Congresso de Direito
O Centro de Convenções de João Pessoa (PB) receberá, de8 a10 de outubro, mais de 2 mil profissionais, de todo o País, para o 38º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo (CBDA), promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), com apoio do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.
A palestra de destaque, intitulada “Nova Lei de Licitações e o Papel dos Tribunais de Contas”, será proferida pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler.
Juiz Reúne Partidos
Em João Pessoa, o juiz eleitoral da 1ª Zona Eleitoral da Paraíba, Adilson Fabrício Gomes Filho, responsável pela “Propaganda de Mídia” da capital, reunirá nesta terça-feira, 8, às 15h00, os representantes de partidos políticos que disputarão o segundo turno das Eleições Municipais para tratar do Horário Eleitoral gratuito na rádio e televisão.
O encontro ocorrerá no Cartório Eleitoral localizado na Central de Atendimento ao Eleitoral, situada à avenida Odon Bezerra 309, bairro Tambiá, em João Pessoa.
Museu Abre as Portas
O SESI Museu Digital, em Campina Grande, equipamento que conta a história da cidade através de ferramentas interativas, estará com entrada gratuita durante os dias 11, 12 e 13 de outubro.
A franquia é uma homenagem à cidade, na passagem, no dia 11, dos seus 160 anos de história. O visitante, a partir de recursos interativos, como jogos, tela de projeção, mapa digital, espaço 360º, terá a oportunidade de conhecer os aspectos econômicos, históricos e culturais que fizeram da cidade uma das mais importantes do interior do Nordeste.
Propaganda Eleitoral
A propaganda eleitoral no horário gratuito nas rádios e TV reinicia na próxima sexta-feira 11, e vai até o dia 26 de outubro, um dia antes das eleições, em seu segundo turno.
As demais formas de propagandas já estão liberadas, podendo retornarem á distribuição de material de campanha, santinhos, caminhadas, carreatas, comícios, dentre outras ações do gênero.