Geovaldo de Carvalho

O eleitorado paraibano, cuja maioria é formada por mulheres, foi atualizado pelo Tribunal Regional Eleitoral e agora soma 3.225,826 pessoas aptas a votar no próximo deste ano.

Deste total, 1.697,159 são mulheres, enquanto homens somam 1.528,914 em condição e votar em 06 de outubro próximo. De acordo com os dados, a maioria dos eleitores são pessoas solteiras, distribuídas em 1.855 locais e votação.

Na Paraíba, João Pessoa permanece como o maior colégio eleitoral, com 566,098 pessoas aptas a votar. E, obviamente, Campina Grande segue na segunda colocação, reunindo 298.896 eleitores. Possivelmente, nas eleições de 2026, Campina já terá passado a casa dos 300 mil eleitores. Como terceiro colégio eleitoral a Paraíba vem Santa Rita, com 101 mil eleitores.

Enquanto isso, Coxixola continua figurando como o menor colégio eleitoral do Estado, com apenas 1.756 eleitores.

De acordo com o número atual de eleitores no Estado, houve um crescimento de que 4% quando comparado ao eleitorado apto em outubro de 2022, quando ocorreu a última eleição. Naquele pleito, havia 3.091.684 pessoas com título cadastrado na Paraíba.

Eleitos para o Conselho

No fim de semana, a Defensoria Pública da Paraíba promoveu eleições para escolha de cinco nomes para o Conselho Superior do órgão, biênio 24/26.

Os defensores mais votados para ocupar vaga no Conselho, foram: Monaliza Maely Fernandes Montenegro (123); Ricardo José Costa Barros(97); Waldelita de Lourdes da Cunha Farias Rodrigues(96); Elson Pessoa de Carvalho(92) e Riveka Campos Martins Bronzeado(83).

Comenda Verde

A Assembleia Legislativa do Estado aprovou a concessão da Comenda Verde ao advogado campinense Talden Farias, “por ter se destacado em propiciar conhecimento técnico-jurídico na área do Direito Ambiental, possibilitando uma defesa da ambiência justa e adequada.

Talden é filho do conhecido advogado campinense, Leidson Farias e Celeide Farias.

País Dividido

Asa manifestações no dia 7 de Setembro mostram como este País está divido(?) em suas preferências políticas.

Enquanto o presidente Lula falava para poucos no desfile de Brasília, o centro de São Paulo lotava para ouvir Bolsonaro e seus seguidores.

A situação reflete bem o que será o clima nas eleições de 2026.

Apoio Forte

Empenhado nas campanha nas de correligionários, principalmente nas ações de Bruno Cunha Lima para reeleição, como prefeito de Campina Grande, e de Ronaldo Cunha Lima Neto, para vereador, Cássio Cunha Lima dá uma pausa no dia 19 e volta a Brasília, para atualizar suas coisas.

No dia 23, estará de volta à Rainha da Borborema para cair na campanha até o final.

Drogas Avançam

Um levantamento feito pela Vara de Penas Alternativas, de João Pessoa, maior Comarca do Tribunal de Justiça da Paraíba, mostra que 70% das pessoas presas em flagrante e levadas às audiências de custódia estão envolvidas em crimes relacionados a drogas (tráfico, associação para o tráfico, porte/uso de drogas). Casos de violência doméstica e crimes contra o patrimônio, sobretudo o roubo e furto, também apresentam índices significativos nas sessões de custódia.

Assédio Sexual

Que ironia do destino… O ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, demitido recentemente por assedio, foi um dos assinantes, em abril do ano passado, de uma lei que instituiu um programa de combate ao assédio sexual em órgãos públicos.
Esqueceu do que tinha jurado em assinatura.