Geovaldo de Carvalho

Como esta coluna chegou a preconizar, o paraibano Hugo Motta, começa a se desgastar junto a aliados e muitos daquele que o apoiaram para ocupar um dos cargos mais importantes do País, a presidência da Câmara Federal.

Motta não se impõe perante o STF e à Presidência da República, movido por uma mistura de fascínio e chantagem, e assim vai perdendo o respeito de seus pares.

Mota criou obstáculo para a propositura da anistia, vem tentando barrar a CPI do INSS e, agora, tenta sustar a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem. A condução do episódio fragilizou politicamente o parlamentar paraibano, que agora tenta evitar que a crise institucional avance.

Os deputados revoltados, – e com razão – porque, afinal, é a soberania do Poder Legislativo que está em jogo. Mas parece que o paraibano ainda não entendeu isso.

Se continuar se desgastando, pode terminar o mandato de presidente antes do tempo, por falta de autoridade moral para representar o Poder.

Ele bem que poderia ter como exemplo uma pessoa a quem é ligado, Eduardo Cunha, que teve o mandato cassado, sem falar nos Severinos da Vida que passaram pelo cargo e mergulharam no lodaçal do ostracismo.

Besteirol Legislativo

Não vai demorar muito, as Câmaras de Vereadores passarão a se chamar Câmara de Vereadores e Vereadoras.

O empoderamento do besteirol já começou por Brasília, onde a deputada Célia Xakriabá, já entrou com uma PEC para alterar o nome da Câmara dos Deputados para Câmara dos Deputados e Deputadas.

A solução é bem mais simples para inflar o ego feminino, sem cair no ridículo: Câmara Legislativa. E so!

Cidadania à Cantora

A Assembleia Legislativa decretou e o Governo do Estado sancionou, título de cidadão paraibana á cantora Elza da Conceição Soares, a Elza Soares, a “Cantora do Milênio”, por relevantes serviços prestados à cultura”.

Depois de Elza, que é carioca, pela onda pode vir título para Vicente Celestino e Carlos Gardel….

O Porquê das Federações

Não se espante com alguns partidos, nesse momento, buscando unirem-se em federações partidárias para 2026.

A finalidade tem como pano de fundo, assegurar os bilhões do fundão eleitoral, já que para meter a mão no bolo , terão que cumprir a cláusula de barreira, que estabelece, por partido, o mínimo de 13 deputados federais.

Aniversário e Campanha

O prefeito de João Pessoa, Cicero Lucena, continua em ritmo de campanha e levou o clima para o aniversário da cidade, que estará fazendo 440 anos.

Para o aniversário da cidade, 5 de agosto, fechou com o show de Roberto Carlos, cuja cachê está em torno de um milhão de reais.

A data, também, coincidentemente, também é o aniversário do prefeito.

Cicero Avançando

Ainda por falar em Cicero Lucena , como a coluna previu, ele vai avançando buscando viabilizar sua candidatura governador e já começou a trombar com possíveis concorrentes.

Já solta farpas em direção de Lucas Ribeiro, pretenso candidato a um mandato completo no Palácio da Redenção.

E o ano eleitoral nem começou.

O INSS é Aqui

Alguns servidores de um Poder da Paraíba estão enfrentando o mesmo problema dos velhinhos do INSS, afetados por descontos mensais, não autorizados por eles, em favor de determinadas associações.

E o pior: são aconselhados a não contestar.

Eleição na APL

O professor Renato César Carneiro é o mais novo membro da Academia Paraibana de Letras. Ele foi eleito na última sexta-feira, 9, com 19 votos, contra 13 sufrágios dado ao jornalista Walter Santos.

Renato é servidor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), professor universitário, escritor, e também membro da Academia Paraibana de Letras Jurídicas. Ele vai ocupar a cadeira deixada pelo jornalista Carlos Aranha.

Mistério…

A pergunta que não quer calar: por que o deputado Tião Gomes anda tão calado, depois de se preterido por Alana Galdino para o Tribunal de Contas da Paraíba?

Talvez a resposta esteja no Gabinete da nova conselheira.