Geovaldo de Carvalho

Neste sábado, 15, fecham-se 40 anos da redemocratização do Pais, depois de mais de 20 anos de regime militar. Nesse período democrático o Brasi enfrentou de tudo: de confisco de poupanças, morte de presidente eleito, perseguição a jornalistas livres, superinflação, cassação de presidentes a desmantelamento de empresas estatais. lucrativas até então.

Muitos políticos enriqueceram. Uns presos e depois liberados por Corte formada por agentes por eles indicados; ouros, sequer, incomodados pela corrupção que agenciam.

Nesse cenário, a bandidagem aproveitou e tomou conta do Pais, expandindo o tráfico de drogas e suas mazelas sociais e criminais. Um mal que era restrito aos grandes centros, particularmente ao Rio de Janeiro, hoje está em qualquer lugar da pátria-amada.

Parte dos homens honestos que lutaram pela redemocratização já se foram e hoje estariam envergonhados do que os atuais fizeram de seu legado.

E lembrar que quase todos presidentes do regime ”ditatorial” morreram pobres, alguns, com cotização para o seu sepultamento…

Não Sossega

Jhony Bezerra continua colecionando derrotas, depois que perdeu as eleições para prefeito de Campina Grande, no ano passado.

Agora no “tapetão” da Justiça, a quem recorreu para tomar o lugar de Bruno Cunha Lima.

Na última ação, o juiz foi taxativo: “os argumentos expostos pelo investigante não encontram amparo nas provas coligidas nos autos”.

Agora só resta o Procon.

Emenda suspeita de Hugo Mota

O MPF (Ministério Público Federal) está investigando uma suspeita de fraude em licitação com emendas Pix enviadas por Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, ao município de Santa Luzia (PB).

As suspeitas são o uso de uma empresa de fachada para vencer a licitação e a aplicação irregular de recursos da União. Trata-se de um procedimento preliminar. Ainda não há inquérito instaurado, nem parecer do MPF.

Orçamento na Agulha

O deputado Aguinaldo Ribeiro acha que há possibilidade de o Orçamento de 2025 ser votado na próxima quarta-feira (19). Segundo ele, a Comissão Mista de Orçamento deve aprovar o relatório na terça (18) e, havendo consenso, no dia seguinte, seguirá para o Plenário do Congresso Nacional.

Não mexendo nas emendas…

Cícero de olho no Palácio

A Imprensa concentrada no “Reinado de Adriano Galdino, o “Grande”, que completará década reinando na Assembleia Legislativa e, agora, indicando sua filha Alana para o Tribunal de contas da Paraíba, está desfocada para a sucessão do Governo.

Não percebe que a candidatura do atual prefeito de João Pessoa, Cicero Lucena, a governador, está sendo gestada até por João Azevedo.

Carta Marcada

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal é quem vai decidir se recebe ou não, a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022.

O grupo faz parte de um dos núcleos apontados pela PGR como participantes de uma organização criminosa voltada para ataques ao Estado Democrático de Direito. No total, foram acusadas 34 pessoas, divididas em cinco núcleos.

Composta por Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia, alguém tem dúvida do resultado?

Bingo para quem apostar em 4×1 pelo recebimento da denúncia.

Cidadania I

A Coluna parabeniza o confrade Ronaldo Leite, pelo recebimento do titulo de cidadania campinense, outorga entregue esta semana, na Câmara Municipal da cidade.

Ronaldo é velho militante da Imprensa Campinense, com quem trabalhei por alguns anos.

Cidadania II

Por falar em cidadania, me lembrei que, como já estou perto de estudar a geologia do campo santo, já é tempo de receber essa honraria, aprovada pela Câmara há uns 40 anos, acolhendo propositura do então vereador Alvaro Neto.

Posse na OAB

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, empossou, o advogado Francisco Fidelis no cargo de procurador-geral da OAB-PB, função que visa a intensificar a defesa das prerrogativas e valorização do exercício da advocacia no Estado.

Ausência

Este blog esteve fora do ar por alguns dias, em razão do estado de saúde do seu titular, que já vem se recuperando aos poucos. Nossas escusas!