Geovaldo de Carvalho
POLÍTICA E BASTIDORES
O que se questiona hoje é se Romero Rodrigues será candidato a prefeito, em Campina Grande, com apoio do governador João Azevedo, batendo de frente com o atual prefeito, Bruno Cunha Lima, que representa o grupo que sempre apoiou o próprio Romero. Do Sertão ao Litoral, apostas são feitas neste sentido, tal proporção tomou o suposto racha no grupo político baseado na Rainha da Borborema.
Na verdade, às portas do início do processo de campanha, até agora o próprio Romero nunca veio a público admitir essa candidatura no momento. Há na verdade, algumas pessoas a ele ligadas, a começar pelo próprio irmão, o ex-deputado Moacir Rodrigues, que procuram denegrir o grande trabalho que vem sendo desenvolvido por Bruno, como forma de incentivar o racha no grupo político e macular a administração.
Embora não se pronuncie sobre seu futuro político, o próprio Romero em alguns atos parece fortalecer a pretensão de defensores de sua candidatura, pela deferência que faz a adversários do prefeito de Campina Grande. Bastava uma so declaração dele para sepultar a o tema, ou dá-lo veracidade definitiva.
Indubitavelmente, Romero Rodrigues foi um grande prefeito de Campina Grande e tem um capital eleitoral muito vivo na cidade e região. Mas tudo isso foi construído pela harmonia do grupo e, também e inegavelmente, pelo seu talento como administrador e parlamentar.
No fundo, no fundo, o grande interessado na evolução desse clima e da própria candidatura de Romero, é o Governo do Estado. Romero seria o aríete para romper a barreira do favoritismo de Bruno. Até porque, dos nomes levantados pela turma de João Azevedo, alguns até já desincompatibilizados de cargos públicos para cumprir a missão, são anões políticos, sem densidade eleitoral na Serra, a começar pelo mais badalado deles, o ex-secretário de Saúde, Jhony Bezerra.
Óbvio que título de cidadania e elogios de locutores remunerados não contam nas urnas, quando chega o Dia D.
Por fim, mesmo com a pouca experiência que tenho no ramo, acho que dificilmente se verá Bruno e Romero disputando o mesmo cargo.
Para desgosto de João Azevedo, Adriano Galdino et caterva!
Arrumação
Alguns candidatos que deixaram cargos públicos visando a disputar a Prefeitura de Campina Grande, no frigir dos ovos, devem sobrar na curva dos entendimentos.
Já Rosália Lucas, que já se afastou da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, vai disputar mesmo uma vaga na Câmara Municipal.
Desistiu
Já o ex-deputado Ricardo Barbosa, depois dos entendimentos entre o governador João Azevedo e o prefeito de Cabedelo, Victor Hugo, desistiu de disputar a Prefeitura daquela cidade.
Vai permanecer como diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba, onde vem desenvolvendo um bom trabalho.
Garantia Hídrica
O progresso do Projeto de Segurança Hídrica da Paraíba está sendo avaliado entre o Governo do Estado e Banco Mundial esta semana, em encontro que se encerra nesta sexta-feira, em João Pessoa.
A abordagem envolve progresso nos desembolsos, reestruturação do projeto, projeções de indicadores e de desembolsos 2024-2026; acordos legais, processos de contratação, salvaguardas ambientais e sociais, segurança de barragens, análises de riscos, análise de cenários, planos de ação, entre outros.
Confirmado
Por enquanto, nenhuma alteração quanto ao show de Luan Santana em Campina Grande, dia 22, no Maior São João do Mundo.
Luan, que chegou a suspender a agenda depois de passar mal, retoma os shows nesta sexta-feira e, Pedro Leopoldo, Minas Gerais. E dia 22, um sábado, apresenta-se em Caruaru e Campina Grande.
Indeferido
Ainda não foi desta vez. O desembargador Romero Lacerda decidiu que o Tribunal de Justiça é incompetente para jugar mandado de segurança impetrado pelo ex-vereador da capital, Renato Leitão, que pretende assumir a vaga do falecido vereador de João Pessoa, professor Gabriel.
O desembargador determinou a redistribuição do Mandado de Segurança, por sorteio, para uma das Varas da Fazenda Pública da Comarca da Capital.
Lançamento
Este ano dei uma folga a Baby Vieira e tou lançando, no meu nome, mais um livro. Desta feita, o “Hilário da Política”, contando casos políticos com muito humor. Alguns deles, já publicados por este blog no espaço do mesmo nome.
Lançamento dia 21, possivelmente no Comitê de Imprensa do Parque do Povo, com a supervisão da ACI