Geovaldo de Carvalho

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, mesmo tendo contestado a ação movida pela Procuradoria-Geral da República, junto ao STF, pedindo a anulação da eleição antecipada para Mesa Diretora da Casa, para o biênio 2025-2027, não vai esperar para conferir.

Já baixou uma Resolução na terça-feira, 19, estabelecendo que “eleição da Mesa Diretora para o primeiro biênio dar-se-á em sessão preparatória, no dia 1º de fevereiro do primeiro ano de cada legislatura, logo após a posse dos Deputados, para mandato de dois anos, permitida uma única reeleição ou recondução para o mesmo cargo, limite cuja observância independe de os mandatos consecutivos referirem-se à mesma legislatura, empossando-se imediatamente os membros eleitos”.

Ou seja, as chances estão abertas para todos, estabelecendo ainda que “ As Chapas aptas serão publicadas no Diário do Poder Legislativo (DPL) do dia 25 de novembro de 2024, que será disponibilizado no site da Assembleia Legislativa da Paraíba, não sendo admitidas as inscrições intempestivas e individuais”.

Desnecessário dizer que a eleição será, oficialmente e dentro das novas regras, a homologação da eleição anterior que garantiu a Adriano Galdino mais dois mandatos.

Há, é verdade, algumas arestas a serem amparadas, mas ele vai contornando e fechará o apoio em torno do seu nome.

Liberou Geral

Pelo menos, em João Pessoa, a temporada é “destornolezamento” para os crimes cometidos durante a campanha eleitoral deste ano está em alta.

Já estão livres da geringonça de monitoramento o presidente da Câmara Municipal, o vereador Dinho; a vereadora Rayssa Lacerda e a primeira-dama do município, Lauremilia Lucena.

E os processos? Ah, os processos!…

Aumento de Privilégios

Para quem é contra as cotas em concursos públicos, a coisa pode piorar. A Câmara dos Deputados pode votar, esta semana, projeto que traz mudanças como o aumento de percentual das cotas nos concursos públicos de 20% para 30%. Outra mudança é a extensão da reserva das vagas em concursos para quilombolas e indígenas, além de pretos e pardos, hoje já contemplados.

É a capacidade, a cada dia, dando lugar a lacração.

Mostrando Serviço

Se o governador João Azevedo demorasse mais pouco em seu périplo pela Europa, certamente, os substitutos eventuais ainda acabariam dando por inaugurado o Palácio da Redenção…

Consciência Negra

A Lei existe desde 2011 e poucos estados comemoravam o Dia da Consciência Negra, mas no final do ano passado saiu um Decretado Presidencial determinando o feriado nacional em 20 de novembro.

Antes, só os estados do Amapá, Mato Grosso, Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo e alagoas comemoram a data.

Então, com atraso, um abraço para Machado de Assis.

Vai Dar Ruim

Depois de aceitar o paraibano Hugo Motta para presidir a Câmara Federal, o PT de Lula está quase declarando apoio formal a Davi Alcolumbre para a cúpula do Senado.

Desde que o vice seja do PT e aponta até os nomes para a escolha: Humberto Costa (PE), Jaques Wagner (BA) ou Fabiano Contarato (ES).

A volta de Alcolumbre à Presidência do Senado tira a esperança de quem queria ver a Câmara Alta um poder altivo, sem se submeter aos “humores” do STF.

Cordel nas Escolas

Agora é Lei. Pelo Projeto da deputada Cida Ramos, aprovado na Assembleia Legislativa, todas as escolas do Estado, públicas e privadas, devem incluir a literatura de Cordel nos currículos.

É a aprovação e rima e versos.