Geovaldo de Carvalho

Como a coluna já abordou sobe a possibilidade de a Paraíba perder dois deputados federais na bancada, com a reforma baseada nos números do último Censo, agora foi o Supremo Tribunal Federal que entrou em cena na questão.

Estabeleceu prazo para o Congresso se adequar ao último Censo. Se não o fizer, é o Tribunal Superior Eleitoral que se encarregará de legislar sobre o tema.

Embora nenhum parlamentar paraibano tenha falado sobre o caso, há resistência no Congresso, que desconfia da proposta, pelo fato dos autores terem seus estados beneficiados, como é o caso de Santa Catarina, que ganha quatro cadeiras.

Mas foi o STF que fixou prazo para o Congresso se “adequar” ao último censo, sob pena de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) legislar sobre a questão.

Há resistência no Congresso, coincidente, por autores da proposta terem seus estados como o número de parlamentares aumentado, como é o caso de Santa Catarina, que ganha quatro cadeiras.

O projeto retira duas vagas da paraíba e da Bahia.

Se bem que, no nosso caso, alguns não fariam falta. Mas é melhor renovar do que perder!

Imperador Adriano

A votação de Adriano Galdino para presidente para mais um biênio frente da Assembleia, nesta terça-feira, 26, foi quase uma consagração, contando inclusive na plateia, com o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro.

Todos oradores exaltaram as qualidades do presidente. Até adversários do passado.
So faltou a benção do Papa.

João Sempre Ativo

Quem ainda tinha dúvida se o governador João Azevedo deixaria o Governo para sair candidato a senador, a essa altura, não tem mais. Seus passos recentes indicam o desejo de agrupar uma forte corrente de apoio ao seu nome, para chegar ao Senado.

Além da aproximação política com opositores na base, nem sempre as questão que João vão tratar, em Brasília, são administrativas. Há costura política na rota.

Modernização no Judiciário

A partir do próximo ano, o Poder Judiciário passará a contar com a inteligência artificial em todo o sistema, possibilitando a modernização e agilização dos processos.

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, já garantiu a aquisição dos equipamentos.

Não Se Cale

Em boa hora, o Governo do Estado sancionou o projeto da deputada Camila Toscano, aprovado na Assembleia Legislativa, que cria o programa Não se Cale.

A propositura estabelece um protocolo de conduta para espaços públicos e privados de lazer, em situações de agressão sexual. Compreendem-se como espaços públicos e privados de lazer todos os locais de encontro, relacionamento e socialização, tais como restaurantes, bares, casas noturnas e de espetáculos, entre outros.

De Olho na Assembleia

Depois de eleger a sucessora, Ana Paula, e desfrutar de um elevado índice de aprovação entre os munícipes, a prefeita de Monteiro, Anna Lorena, tem outros vôos programados na política.

Irá tentar uma vaga na Assembleia Legislativa, no pleito de 2026.

Rede Estadual

Finalmente, o Governo da Paraíba garante que os alunos da rede estadual terão fardamentos e livros, coisa que deixou de ocorrer desde 2019, sacrificando famílias pobres que vêm se sacrificando para custear o que é dever do Estado.

Hugo com opositor

O deputado Hugo Motta, que segue disparado na preferência para ser o presidente da Câmara Federal, terá opositor.

O PSOL, bancada de 13 deputados, vai lançar vai lançar o Pastor Henrique Vieira (RJ) como candidato a presidente da Câmara contra Hugo Motta (Rep-PB).

Não é nada, nã é nada, não é nada mesmo.