Geovaldo de Carvalho

O Grupo Energisa tem investido recursos e tecnologia para ampliar o entendimento da população sobre o risco de se colidir com um poste, aumentar a segurança no caso de acidentes e minimizar seus efeitos na rede elétrica.

Paraíba, Tocantins e Rondônia lideram o número de abalroamento em postes, afetando o fornecimento de energia de milhares de clientes, criando transtornos para variados setores.

Como a tendência é de alta no número de acidente, a empresa já está pondo em prática a tecnologia das corridas. Uma das ações foi o desenvolvimento de uma tecnologia que diminui o impacto da batida no poste, procurando mantê-lo de pé e auxiliando na segurança do condutor na colisão. O equipamento, feito de borracha e areia, é instalado na estrutura do poste e se parece com os usados em pistas de automobilismo, inclusive Fórmula 1.

Esses equipamentos são instalados em pontos estratégicos, a partir de um mapeamento de locais de grande movimentação de carros, caminhões, máquinas agrícolas, entre outros. Essa solução já está sendo utilizada nas distribuidoras Energisa Sul-Sudeste, Paraíba e Tocantins.

Além disso, o Grupo Energisa tem realizado uma espécie de manobra remota no momento da colisão, com o objetivo de reestabelecer mais rapidamente o fornecimento do insumo. A meta é agilizar o retorno da energia para o maior bloco de clientes, enquanto as equipes se movimentam em direção ao local do incidente.

É preciso que o motorista dirija com cuidado e alivie o pé. Nesses tipos de colisões, o risco de choque elétrico para quem está dentro ou fora do veículo é altíssimo, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia.

Uma farra!

Aproximando o fim de mandatos de muitos prefeitos, os noticiários oficiais expõem excessivo número de licitações e aditivos a contratos, sem uma justificativa convincente.

É imoral, mas não é novidade no meio.

Alguns, em fim de mandato; outros, na dúvida se serão reeleitos. Então, é preciso agir…

Veneziano

Fazendo um mandato bem produtivo, inserindo-se já no Alto Clero do Congresso, o senador Veneziano, a preço de hoje, terá uma reeleição quase certa.

E desta vez, de forma inédita, terá o apoio e voto do ex-governador, ex-senador Cássio Cunha Lima.

Reconhecimento

Em ato de reconhecimento, a Assembleia Legislativa outorgou nesta terça-feira, 04, o Título de Cidadã Paraibana à jornalista Naná Garcez de Castro Dória, atual diretora da Empresa Paraibana de Comunicação -EPC.

A autoria da propositura foi do deputado Hervázio Bezerra, destacando os relevantes serviços prestados no estado pela homenageada.

Naná Garcez, viúva do jornalista Agnaldo Almeida, é natural de Sergipe, mas há muito radicada na Paraíba.

Na conta

Por falar na Assembleia, a Casa Legislativa está pagando nesta quarta-feira, 05, a primeira parcela do décimo terceiro salário aos servidores ativos e aposentados.

O pagamento ainda será pelo banco Santander, já que está havendo transição desse serviço para a Caixa Econômica Federal.

Luan Vem?

Luan Santana, que passou mal quando se preparava para fazer um show em Minas Gerais, no fim de semana, suspendeu toda a agenda de apresentação que tinha marcado.

A expectativa é se esse ordenamento vai mexer na data dele se cantar no São João de Campina Grande, apresentação datada para o dia 22. Na mesma data, antes teria show em Caruaru.

Entrosamento

O ex-governador Ricardo Coutinho e o deputado Luciano Cartaxo, que andaram afastados por um bom tempo, estão jogando um bolão de entendimentos nos bastidores.

Esta semana encontraram-se em Brasília e discutiram estratégias para as próximas eleições.

Repaginado

Por falar em Ricardo Coutinho, ele está totalmente repaginado, com alguns procedimentos estéticos.

Procurou melhorar o máximo o visual. Pelo menos, corpóreo.