O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira, novo presidente da Associação Nordeste Forte, quando trataram sobre a Nova Indústria Brasil (NIB) no Nordeste e a atuação conjunta para ampliar os impactos da política industrial na Região. As instituições farão um acordo de cooperação técnica.

O objetivo é construir uma parceria para o fortalecimento da indústria na Região, nesse caso, a Paraíba em especial. Uma das primeiras iniciativas será a realização de um seminário com a participação de representantes das instituições financeiras federais para tratar sobre o financiamento do setor. “É central a discussão sobre a descentralização do crédito no Brasil, ampliando a participação do Nordeste, de forma a reduzir as desigualdades regionais”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

O presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, destacou a importância de potencializar o ambiente dinâmico que vive a Paraíba. A projeção de crescimento do Produto Interno Regional (PIB) do estado para este ano é de 6,9%. “Nós queremos aproximar o industrial da Sudene para, juntos, ampliarmos as pontes no sentido de fortalecer todos os setores da indústria paraibana”, afirmou o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira.

A ação da Sudene e da FIEPB visa industrialização territorializada da nova política industrial do País. “O papel que a política industrial desempenhará vai depender da escala, escopo e intensidade de mudanças que seja capaz de gerar nos diversos territórios e regiões de atuação e da concepção objetiva que construa sobre a arraigada heterogeneidade estrutural que foi territorializada no sistema produtivo e inovativo nacional e regional”, afirmou Danilo Cabral.