Na próxima sexta-feira, 27 de setembro, das 08h às 12h e das 14h às 17h, a Unifacisa, em parceria com a Fundação Pedro Américo (FPA) e o Hospital HELP, realizará um mutirão de cardiologia no bairro Rocha Cavalcante, em Campina Grande. A ação, que faz parte da Semana Nacional da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, acontecerá na Paróquia Sagrada Família (Rocha Cavalcante) e tem como objetivo a identificação precoce de doenças cardiovasculares. Serão oferecidas 50 vagas.

Quem pode participar?
As vagas para o mutirão são limitadas e direcionadas a pacientes com mais de 40 anos, residentes em Campina Grande, que possuam o Cartão Nacional do SUS da cidade. É necessário que os participantes apresentem sintomas como dor precordial (dor no peito) ou dispneia (cansaço).
De acordo com o coordenador de eventos da Unifacisa, Eduardo Raposo, durante a ação, serão oferecidos gratuitamente consultas de cardiologia e exames de eletrocardiograma.
“A iniciativa visa detectar precocemente doenças do coração, uma das principais causas de morte no Brasil, responsáveis por cerca de 30% dos óbitos anuais, segundo o Ministério da Saúde. Os especialistas alertam que a maioria dessas mortes poderia ser evitada com o diagnóstico precoce e o controle adequado de fatores de risco, como tabagismo, diabetes, hipertensão e obesidade”, afirmou.
Desde 2005, a ABMES promove essa iniciativa com o objetivo de destacar a importância das atividades de responsabilidade social realizadas por faculdades, centros universitários e universidades particulares em todo o Brasil.
Devido à realização das eleições, o Dia D de ações de saúde, que normalmente no último dia da semana nacional de responsabilidade social, foi remarcado para novembro. O evento oferecerá diversos serviços de prevenção e cuidado, como exames e orientações médicas, garantindo que a população tenha acesso a atendimentos essenciais em um único dia