Geovaldo de Carvalho
POLÍTICA E BASTIDORES
A preço de hoje, se não houver outros atropelos, paraibano Hugo Mota , 34 anos, será presidente da Câmara Federal. Alguns políticos, como Kassab, ainda esperneiam querendo impor outro nomes, mas a articulação que apoia Hugo, nas últimas horas, tem consolidando o projeto.
De quatros políticos paraibanos em Brasília, com quem a coluna teve contato, três garantem que a situação está definida, enquanto o quarto diz que é melhor esperar ainda. ”Esse pessoal é muito volúvel”, justificou a cautela.
Hugo Mota, integrante por muito anos do chamado “baixo clero” da Câmara, onde chegou em 2011 aos 21 anos, não é lembrado por grandes proposituras, Mas desde 2013, quando assumiu a liderança do PMDB, com o apoio de Eduardo Cunha, cresceu na articulação e virou referência na Casa, por onde também passou seu avô, o ex-deputado e lendário Edivaldo Mota.
Se eleito, será o mais novo presidente da Câmara, batendo a marca de Marcos Maciel que chegou lá aos 37 anos, e Luiz Eduardo Magalhães, com 40.
Ao contrário do que dizem, não foi Hugo Mota quem esteve com Lula pedindo apoio. Foi Marcos Pereira, que cedeu sua candidatura a Hugo, que se encontrou com o presidente e se colocou como fiador do paraibano.
Todavia, o PSD ainda insiste com a candidatura de Antônio Brito, estimulado por Kassab, que não atendeu o pedido de Lula para desamar a barraca.
Mesmo assim, se não houver reviravolta, Hugo Mota é favorito por reunir, no apoio, correntes antagonistas na Câmara Federal, o paraibano será eleito.
A Paraíba agradece!
Candidato Favoritíssimo
Pelo andar da carruagem, não haverá segundo turno nas eleições municipais para prefeito de Campina Grande, conforme as pesquisas que têm saído na praça, nos últimos dias.
Bruno Cunha Lima, o “Menino de Vô” como a galera chama, está colhendo os frutos de sua administração nos quatro anos.
Os adversários já começaram a apelar e a tendência é aumentar os berros, à medida em que o tempo avance e a sentença seja tida como irreversível.
Em Santa Rita
Já em Santa Rita, como todo apoio do prefeito Cicero Lucena e do governador João Azevedo, Nirvan Ferreira (Repúblicanos), tido como favorito, já está vendo que na prática a coisa é diferente.
Tentou e conseguiu impugnar uma pesquisa, que dava Jackson Alvino (Podemos) na frente dele na corrida pela Prefeitura.
Infração Eleitoral
Tem candidato na campanha municipal fazendo propaganda no estilo telemarketing, o que é vedado, em qualquer horário, conforme Resolução da Justiça Eleitoral.
Não é permitida a propaganda eleitoral por meio de disparo em massa de mensagens instantâneas sem o consentimento da pessoa destinatária ou a partir da contratação de expedientes, tecnologias ou serviços não fornecidos pelo provedor de aplicação e em desacordo com seus termos de uso.
Além das sanções cabíveis, tem multa variando de R$ 5 a R$ 30 mil.
Bola Cantada
Pablo Marçal, o fenômeno político que lidera a corrida pela Prefeitura de São Paulo, na briga com Datena durante um debate, profetizou:
Dá Pena, você está aqui para ganhar dinheiro. Já se candidatou quatro vezes e desistiu. Nessa vai desistir também…”
Agora, Datena baixou ao hospital alegando problemas de saúde. Meio caminho andado para deixar a candidatura.
Brasil Vive a Pior Seca
A seca que o Brasil enfrenta hoje, é a pior desde o inicio da série históriade1950. É o que apontam os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. O problema de seca neste ano se estende por 5 milhões de quilômetros quadrados —58% do território nacional e 500 mil a mais do que em 2015.
Há registro que no final da década de 1870, houve uma estiagem forte que deixou centenas de mortos.
Paraibanos na Presidência
Se Hugo Mota for eleito à presidência da Câmara Federal, será terceiro paraibano no cargo. O primeiro foi Samuel Vital Duarte, em 1947. Passou quatro dias.
O segundo, o ex-deputado federal e ex-senador Efraim Morais, que ficou de dezembro de 2002 a fevereiro de 2003.