Geovaldo de Carvalho
POLÍTICA E BASTIDORES
Lendo ontem a morte de um professor por um aluno, em sala de aula, no Paraná, constata-se que a situação está se agravando e tende a sair do controle em todo o País. Na Paraíba a coisa é feia e professor virou profissão de risco. E o pior: sem qualquer amparo do próprio sistema.
Foi-se o tempo – bons tempos! – em que o professor era um dos principais atores dentro do processo de aprendizagem, símbolo a ser respeitado em sala de aula. Hoje é desrespeitado, agredido e até morto, quando contraria um aluno.
Escuto muitos relatos de professores do Estado e município, que me contam o que passam em sala de aula. Principalmente na periferia ou zonas de forte influência do crime organizado. Se reprovar um aluno relapso, corre o risco de ser morto e ser penalizado pelo sistema oficial, cujos recursos dependem dos números de alunos aprovados. Ou sejam, aprova tudo para ter mais dinheiro chegando. Uma verdadeira inversão de valores.
Na verdade, pesa também a falta de educação familiar nos dias de hoje. O aluno chega à sala de aula, na maioria, bruto e sem limites. E ai do professor que tente enquadrá-lo dentro das via da educação e bons costumes.
Até na Universidade, onde ensinei, nos últimos anos senti a queda de qualidade nas relações entre discente e docente. Hoje, ai do professor, em determinados bairros, que repreenda ou tome um celular do aluno. Recebe todo tipo de agressão.
E o pior é que alguns trabalhos científicos têm constatado que os impactos da violência contra os professores têm sido relativamente negligenciados na literatura. E a omissão é um bom indicativo para o mal avançar.
Já não basta os educadores correrem o risco de sofrer esgotamento físico e mental, levando-se em consideração desafios materiais e psicológicos no exercício da docência? Os baixos salários e a desvalorização social, ainda tem que ser vítima de violência física?
É preciso a mão forte do estado agir, para garantir um bom aprendizado e a segurança e o respeito ao professor, que é a base de qualquer conhecimento. E sim, adotar uma política salarial condigna para tão nobre profissão
Carimbado
O ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo, Pedro Gomes, o “Pedrito”, que aparece na relação do Tribunal de Contas da Paraíba com todas as contas de dois mandatos rejeitadas, arrumou uma solução risível para contornar o problema.
Vai disputar um cargo agora por Santa Rita.
Deve entender que a mudança de domicilio eleitoral extingue o CPF maculado.
Está bom, mas…
Já está na hora da empresa administradora do Aeroporto João Suassuna e pensar grande, visando ampliar e melhorar as condições de acomodação naquele local.
Por essa época, em plena efervescência por conta do Maior são João do Mundo, o aeroporto bater seguidos recordes de passageiros em trânsito.
Mas há reclamação quanto a atendimento e acomodação.
Candidata
Em Patos, a baronesa Priscila Lima, filha do saudoso Pinto do Acordeon, garante que vai estar na chapa majoritária nas próximas eleições.
A eleição na Morada do Sol este ano promete.
Posse no TRE
O juiz de Direito Sivanildo Torres Ferreira é o novo membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral. Ele foi escolhido pelo Pleno, para a vaga do magistrado José Ferreira Ramos Junior.
Sivanildo, já empossado, concorreu com Adhailton Lacet, Rodrigo Marques, Paulo Roberto Régis, Marcial Henrique e Giovanni Magalhães.
Cidadania Merecida
Depois de muitos anos de luta, levando a bandeira de PT autêntico em muitas batalhas na Paraíba, finalmente Derly Pereira recebeu a cidadania paraibana conferida pela Assembleia Legislativa.
Francisco Derly Pereira, advogado, hoje aos 85 anos, nasceu no Ceará e está na Paraíba desde 1972. Foi o primeiro candidato do PT a governador no Estado.
Campina em alta
Em consequência da atuação especial, a Vara da Infância e Juventude de Campina Grande foi contemplada com o Prêmio Adoção Tardia – Gesto Redobrado de Cidadania, concedido anualmente pelo Senado Federal.
Na próxima quarta-feira (19), o titular da unidade judiciária, juiz Perilo Lucena, receberá a premiação, em Sessão Especial do Senado, em Brasília.