Geovaldo de Carvalho

Nunca foi tão futurista a indagação da banda Legião Urbana, quando perguntou, no final da década de 70, musicalmente, que “País é Este?

Bandidos transvestidos de parlamentares e cargos públicos solaparam os cofres da nação, aliados a empresários e construtores corruptos. Rombo de bilhões, confessados e admitidos, dinheiro que poderia estar sendo dirigido para setores essenciais do País, como Educação, Saúde, Saneamento Básico, dentre outros.

Hoje, quase todos estão livres, arvorando-se de construtores do futuro da nação. Alguns já com relevantes cargos e outros anunciando que estarão de volta, como José Dirceu & Cia. Em contrapartida, juízes que atuaram não processo de passar o País a limpo estão sendo perseguidos, cassados e prejudicados em suas respectivas carreiras.

O Supremo, por seu turno, está empenhado em prender os “golpistas” de 8/1, que são um perigo para a “nação”. Já o MST, que já pichou até casa de ministro do próprio STF, não. Pode tudo e algo mais.

O STF já liberou meio mundo de políticos que estavam condenados e absorveu outros Aécio e Renan da vida. Eles podem tudo e quem falar é “golpista”.

O mesmo Supremo que fica embromando em mandar prender o ex-presidente Collor, condenado pelo próprio STF com 4 anos e 4 meses pelo crime de corrupção passiva e a 4 anos e 6 meses por lavagem de dinheiro. As duas penas, somadas, chegam ao total de 8 anos e 10 meses.

Como esse caso e outros, que vão jogando com a barriga, devem ser pelas ocupações dos “imaculados” em extra tarefa oficial.

Uns, em palestras arrumadas fora do Pais, pasme! – para pregar sobre democracia. Outros, em divertimentos, como é o caso Dias Tóffolli, assistindo jogo de futebol na Europa, com segurança paga pelo erário público.

Fecho abaixo com uma estrofe da música de Legião Urbana e concordo com ela, feita a uma época que o STF não vivia na boca do povo.

Nas favelas, no senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a constituição

Mas todos acreditam no futuro da nação

Fantasma

O paraibano Ednaldo Vidal, chefe da seccional da OAB em Roraima, é denunciado na Paraíba como “funcionário fantasma” por mais de 20 anos. Como agente penitenciário chegou até a se aposentar, aposentadoria esta que foi posteriormente anulada.

É apenas um caso entre outros.

Trem alheio

A exibição das particularidades e potenciais da Paraíba, na última sexta-feira, no Globo Repórter, exibido pela Rede Globo nacionalmente, já está rendendo dividendos políticos para algumas espécies do meio.

E deve render mais nos próximos dias na Assembleia e Câmaras.

Cidadania

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, está na fase da cidadania. Depois de receber título de cidadão de Campina Grande, na sexta-feira, 07, foi também agraciado com o título de cidadania do município de Bonito de Santa Fé, na região do Alto Piranhas.

Nominando Diniz, conselheiro do TCE e ex-deputado estadual, é natural de Princesa Isabel.

Autobiografia

O ex-deputado Álvaro Neto, que pretende concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026, está lançando, em breve, uma espécie de biografia sobre suas atividades ao longo de sua carreira politica.

Alvora foi de vereador e deputado federal, passando pela Assembleia Legislativa, e é tido como um exemplo de político ficha limpa.

Exoneração

Depois da exoneração do titular da Secretaria de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, que tem pretensões políticas em Campina Grande, o Diário Oficial traz agora a exoneração da Secretária Executiva da pasta, Renata Valéria Nóbrega.