Geovaldo de Carvalho

O deputado paraibano Hugo Motta, praticamente fechou a cadeia de sustentação de sua candidatura à Presidência da Câmara Federal, com o apoio declarado, na tarde desta quinta-feira, do União Brasil. Esta decisão levou Elmar Nascimento, do União, que também era candidato, a desistir da disputa.

A renúncia de Elmar foi quase forçada. Ele revelou que até julho contava com o apoio de Lira, e manifestou surpresa com a decisão do atual presidente da Câmara de apoiar Hugo Motta. O parlamentar baiano chegou a declarar que “perdeu seu melhor amigo”, em referência a Lira, após perceber que seu aliado passou a apoiar outro candidato.

Já o União Brasil, por sua vez, entendeu que apoiar Hugo assegura espaço na estrutura da Câmara, na futura administração.

Contudo, Hugo Motta ainda tem um opositor, Antônio Brito (PSD-BA), que já havia se lançando a presidente. Porém, há indicações de que ele deve recuar nos próximos dias de suas pretensões para garantir presença nas comissões.

Com a decisão do União Brasil, Hugo Motta já conta com a adesão de partidos como Podemos, PP, PC do B, MDB e Republicanos. No PT tem uma pequena resistência que não conta.

É projeto sacramentado.

João Fica

Governador João Azevedo, que ainda anda tentando entender o resultado das eleições em Campina Grande, onde apostou todas as fichas e teve seu candidato derrotado, a preço de hoje, não é mais candidato ao Senado Federal.

Como tem muito tempo para 2026 e a política é dinâmica por natureza, é de se aguardar até o início do próximo calendário eleitoral.

Pior do Pacheco não vai conseguir ser.

Pontes Quer Voar

O senador Marcos Pontes, astronauta de carreira, agora que voar mais alto na política. Lançou-se candidato à presidência do Senado Federal. E justifica o motivo:

– Temos visto um Brasil se perder em uma espiral de valores invertidos, onde criminosos são soltos e pessoas simples são condenadas a penas proporcionais, além da crescente transformação da nossa democracia em autoritarismo. A angústia do povo, também é minha. Não há mais tempo para fazer discursos, é tempo de mudanças e ação – acentuou.

Ronaldinho Prejudicado

Ronaldo Cunha Lima Neto, o “gordinho maneiro”, não foi eleito direto para Câmara Municipal por conta do clima de já ganhou, que se instalou em volta dele. Energia maior poderia ser gasta nos bairros, na cata de voto e na inibição à campanha desonestas no meio.

Muita gente achando que ele seria o mais votado, acabou direcionando o voto para um amigo mais necessitado. Deu no que deu.

Agora, se assumir – e deve assumir – que gaste sua energia e carisma com trabalho, iniciando uma carreira vitoriosa.

Destaque-se, igualmente, que é difícil concorrer com compra de votos e boca de urnas viciadas.

Vital do Rego no TCU

No próximo dia 13, em sessão extraordinária, o paraibano Vital do Rego será eleito o novo presidente do Tribunal de Contas da União, onde hoje exerce o cargo de vice-presidente há dois anos.

O Regimento Interno do TCU prevê que os mandatos de presidente e vice tenham duração de um ano, prorrogáveis por mais um. O mandato atual terá início em janeiro de 2025 e vai até janeiro de 2025.

Cagepa Facilita

A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba inicia, nesta sexta-feira, 01, a quinta edição do “Fique em Dia com a Cagepa”, campanha que oferece até 100% de desconto nos juros e multas, além de parcelamento em até 60 vezes. Neste ano, além dessas condições especiais, os clientes também poderão quitar multas por irregularidade (desvios, ligação clandestina, entre outras) com até 90% de desconto.

A campanha vai até o dia 30 de novembro.

Bobo da Corte

Ao discutir a PEC da Segurança, que já nasce morta, com os governadores, o presidente Lula fez uma grande revelação.

Disse que, se não agir, logo o crime organizado vai se infiltrar nos concursos, na política e em outros segmentos, além de manobrarem tudo dos presídios.

Ninguém sabia disse

Mução Paraibano

O conhecido radialista e humorista Mução é o mais novo cidadão paraibano, título aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governo do Estado, conforme Diário Oficial desta quinta-feira, 31.

Rodrigo Vieira Emerenciano, o “Mução”, nasceu em Natal, e hoje reside na cidade de Fortaleza.