Geovaldo de Carvalho

Como esta coluna havia anunciado há uma semana, o apoio de Arthur Lyra (PP) para o deputado Hugo Motta (Podemos) para sucedê-lo na Presidência da Câmara Federal ocorreu, oficialmente.

Ainda nesta terça-feira, mais dois partidos devem confirmar o apoio à candidatura do paraibano, inclusive o PT de Lula, com quem Hugo Motta se encontrou, extraoficialmente, como fez com o ex-presidente Bolsonaro. Se conseguiu falar com dois extremos sem encontrar rejeição, a tarefa daqui prá frente será mais fácil, agora aliviada ainda mais com o apoio oficial de Lyra.

Tem mais uns três meses pela frente para trabalhar as pequenas e localizadas resistências a seu nome, com a vantagem de que alguns pretensos candidatos já desistiram da tarefa, ao analisarem a coalisão em torno do paraibano.

Superado os obstáculos que viabilizam a eleição, Hugo Motta terá pela frente uma missão importante, com questão cruciais a serem debatidos naquele Parlamento durante o seu mandato.

Oxalá, também, que seu mandato, alçando-o à nata do Alto Clero do Congresso traga benefícios para a Paraíba, cuja bancada, há parlamentares em exercício que nem comparecem ao estado e pouco fazem por eles. Limitam-se às emendas de trocas distribuídas – algumas comissionadas, dizem -, a cabos eleitorais.

Mas isso é assunto para as próximas eleições e para alerta dos eleitores, na hora de escolher os nossos representantes em Brasília, quando chegar a hora de escolher as novas bancadas.

Hugo, o Terceiro

Se conseguir mesmo emplacar seu nome para a presidência da Câmara Federal, como as evidências preconizam, o deputado Hugo Motta (Podemos) será o terceiro paraibano a assumir o comando daquele Legislativo.

O primeiro foi Samuel Duarte (PSD), 1947/1948, vindo em segundo o ex-deputado Efraim Morais (PFL), pai de Efraim Filho, que presidiu a Câmara em 2003/2004.

Perdedores em Campina

Com relação às eleições, em Campina Grande, os maiores derrotados foram o governador João Azevedo e o presidente da Assembleia, Adriano Galdino.

Queriam impor o domínio político pela força à cidade, que rechaçou e inspirou o ódio pela dupla.

Jhony Bezerra foi apenas um instrumento. Outros capítulos virão.

Alerta do TCE

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba alerta os prefeitos municipais que ainda não encaminharam a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025. Segundo as normas vigentes, a entrega do Balancete de setembro é condicionada à prévia remessa da LDO ao TCE-PB.

A ausência do envio da LDO para o ano de 2025 poderá resultar em sérias consequências, incluindo o bloqueio das contas municipais, uma vez que a não remessa até o dia 31 de outubro impedirá a entrega do Balancete de setembro.

STF – Que Fase!

O atual STF cada dia mais atual. Enquanto um ministro arquiva todas as condenações por corrupção, do ex-deputado José Dirceu, outro condena 14 “subversivos” do ato de 8/01, em Brasília.

So falta prender o juiz Sergio Moro, hoje senador, cujas sentenças prolatadas foram corroboradas por tribunais superiores.

Oh, Cazuza, que País é este!?

Voto Predileto

O PT continua liderando as votações nas chamadas casas de reclusão, presídios e afins.

População carcerária, também, coesa no apoio a grupos extremistas de esquerdas, como o PSOL de Boulos.

Por que será?…